Está prestes a tomar um remédio ou precisa de uma ajudinha para controlar um pouco mais sua saúde? Fizemos uma lista com sites e aplicativos disponíveis para consultar informações sobre medicamentos, medir a qualidade do seu sono, a ingestão diária de calorias e até saber como estão seus batimentos cardíacos.
• BulasMed
Se perdeu a bula de um medicamento, o BulasMed pode dar uma grande a ajuda. O site lista informações sobre modo de uso, interações e contraindicações de medicamentos derivados de substâncias como paracetamol, por exemplo. Há um catálogo de farmácias em todas as cidades e uma lista de médicos segundo a especialidade buscada.
• Drugs.com
Uma plataforma gratuita com informações sobre medicamentos e saúde. Esse é o Drugs.com, criado na Nova Zelândia. Há informações sobre reações adversas, interações com outros medicamentos e possíveis usos dos remédios. O site também disponibiliza artigos e estudos de instituições tradicionais, como a Universidade de Harvard.
• Medscape
O site permite que pacientes façam perguntas e obtenham respostas de especialistas em determinados assuntos. Alguns temas em destaque na edição em português são infectologia, cardiologia, neurologia, oncologia e psiquiatria. Há artigos sobre educação com temas como obesidade, erros de diagnósticos e curiosidades sobre saúde.
• Einstein Vacinas
Uma caderneta de vacinação online, que você pode acessar do celular. É o que oferece o aplicativo Einstein Vacinas, lançado em maio de 2016. O usuário recebe com antecedência a data da próxima vacina e o local onde pode obter a dose facilmente. Idealizador do aplicativo, o ginecologista Eduardo Cordioli teve a ideia após perceber que diversos pacientes se esqueciam de se vacinar ou deixavam de voltar para tomar as doses subsequentes. O aplicativo traz ainda possíveis efeitos colaterais das imunizações.
• Sleep Time
Já pensou em entender mais sobre a qualidade do seu sono? O aplicativo Sleep Time gera um relatório sobre como você dormiu na última noite a partir dos movimentos, agitados ou tranquilos, realizados durante o sono. Com isso, é possível calcular o tempo de sono profundo, leve ou em que o usuário acordou no meio da noite. Outra função é o despertador interativo, que acorda o usuário no momento em que o sono está mais leve, na hora mais apropriada para isso.
• Glicocare
Desenvolvido pela Bayer, o aplicativo auxilia no controle da glicemia e das calorias ingeridas diariamente. O Glicocare permite registrar medicamentos tomados, atividades físicas, e lembretes do dia em uma interface bem avaliada pelos usuários. No entanto, o aplicativo não cruza os dados com o tipo de diabete e o perfil do usuário e nem permite o controle mais amplo da doença.
• 5 Minutos - EuMedito
Se quer meditar mas não sabe como fazer ou esquece de praticar durante o dia, o 5 Minutos - Eu Medito pode ser um bom aliado. O aplicativo divide a meditação em passos e propõe que a prática dure 5 minutos, pelo menos. Há um cronômetro e até um despertador, que pode ser ativado pelo próprio usuário, de acordo com sua rotina e disponibilidade.
• NutraBem
Este é mais um aplicativo que pode ser um aliado na hora da dieta. Para começar, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir daí, começa o papel do aplicativo. É preciso registrar o consumo diário de alimentos e, então, o NutraBem mostra qual é o nível ideal de ingestão de calorias para aquele momento. Depois de um tempo, é possível traçar um perfil dos hábitos alimentares e, com isso, melhorá-los. Um diferencial é poder tirar uma foto de cada refeição e registrá-las no app, para não esquecer mesmo.
• Medisafe
O aplicativo ajuda a lembrar a hora certa de tomar os seus remédios. É possível gerenciar as doses de medicamentos, suplementos e vitaminas de acordo com o que foi receitado pelo médico, além de permitir que você acompanhe a sua pressão arterial e o nível de glicose. Com o Medisafe você também pode gerenciar os medicamentos dos membros de sua família.