Quando o bem-estar faz mal

27º Curso Estado de Jornalismo

Bárbara Mangieri e Mariana Machado (colaboraram Carolina Werneck e Letícia Naísa)

Uma xícara de chá no lugar da janta, suplementos antes do treino na academia, cápsulas que prometem queimar gordura. Geralmente acompanhados dos termos “detox”, “funcional” ou “fitness”, os produtos que prometem o corpo perfeito e uma vida mais saudável representam hoje um mercado atrativo. O setor teve faturamento de R$1,35 bilhão em 2015 e deve fechar 2016 com alta de 15%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri).

O Estado conversou com especialistas sobre os riscos dos modismos do bem-estar. Veja os principais efeitos causados pelos excessos:

CHÁ DE HIBISCO

O que é
O chá da flor de hibisco desidratada é termogênico e acelera o metabolismo, além de ser diurético. Rico em propriedades antioxidantes, é usado para apoiar a manutenção de peso.

Riscos do excesso
A nutricionista Juliana Baldasso recomenda no máximo cinco xícaras de chá de hibisco por dia. Abusar de uma bebida diurética pode causar uma grande perda de sódio e potássio, que são importantes para o sangue. Essa perda causa alterações de pressão e contrações musculares. Há, ainda, riscos de alterações hormonais, principalmente ligadas à fertilidade. O chá potencializa o efeito do anticoncepcional e, por isso, é contraindicado para grávidas ou mulheres que queiram engravidar.

GENGIBRE (TERMOGÊNICO)

O que é
O chá de gengibre é um termogênico natural. Ele acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento. Também facilita a digestão e queima de gordura.

Riscos do excesso
O consumo de chá de gengibre deve ser moderado, principalmente quando o paciente tem tendência a altas de pressão arterial e sensibilidade ao gengibre, afirma a nutricionista Lara Natacci. Não é indicado para hipertensos.

WHEY

O que é
O whey é a proteína do soro de leite extraída durante o processo de fabricação de queijos. A alta concentração proteica contribui para o crescimento muscular. Por isso, o suplemento é indicado para atletas e praticantes de atividades físicas.

Riscos do excesso
A nutricionista e pesquisadora Sophie Deram afirma que o excesso de suplementos pode aumentar o risco de toxicidade do fígado. Danos aos rins também estão na lista das consequências do uso indiscriminado do suplemento. Ela ainda diz que o risco de resistência à insulina é maior quando se consome whey em grande quantidade e sem orientação profissional. O suplemento pode ser vantajoso para atletas de alto padrão. Mas, para pessoas comuns, a melhor alternativa é adaptar a alimentação para atingir os objetivos desejados.

DIETA LOW CARB HIGH FAT

O que é
A dieta low carb high fat tem baixa quantidade de carboidratos e alta quantidade de gordura. A restrição severa de carboidratos determina um limite de ingestão de no máximo 120 gramas por dia.

Riscos do excesso
Ainda não há estudos de longo prazo que comprovem que essa dieta é saudável em comparação a uma alimentação comum. A nutricionista Juliana Baldasso explica que “a comunidade científica não considera que a restrição ou redução severa de carboidratos sejam uma estratégia saudável na busca da perda e manutenção de peso”. Sem garantia dos resultados a longo prazo, convém consultar um nutricionista antes de iniciar esse tipo de dieta.

DETOX

O que é
Sucos detox, ou de desintoxicação, são feitos normalmente com vegetais de folhas escuras. Nas dietas detox, ao menos um dia da semana é reservado para o consumo exclusivo desses sucos, excluindo todas as refeições. A ideia é que o mix de vegetais ajude o corpo a eliminar substâncias tóxicas.

Riscos do excesso
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, “não existe desintoxicação do organismo, que se desintoxica sozinho se o intestino funcionar bem”. Hábitos saudáveis contribuem para manter o organismo limpo e livre de toxinas. Para quem tem sensibilidade aos vegetais de folhas verdes escuras, o ideal é não consumir esse tipo de mistura em excesso. A substituição de refeições pelos sucos detox, por sua vez, pode causar perda de massa magra, deficiência de nutrientes, fraqueza e alterações de glicemia. Com a deficiência de nutrientes pelo exagero nas dietas detox, as consequências podem incluir unhas fracas, pele seca, queda de cabelo e baixa imunidade. Nutricionistas também alertam para riscos de hipoglicemia pela diminuição das taxas de açúcar no sangue, o que provoca sensação de cansaço.