Saúde


Pacientes no corredor do pronto socorro do Hospital de SP 01/10/2014 (Marcio Fernandes/Estadão)

Mais recursos para o SUS

Aprofundar conquistas sociais e fortalecer o desenvolvimento do Brasil com geração de emprego e renda é o que esperamos do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Particularmente na área da saúde, em que é preciso garantir mais recursos para o Sistema Único de Saúde que permita a ampliação do atendimento e a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Este foi um compromisso firmado durante a campanha para a reeleição que nós, representantes do movimento Saúde +10 e das entidades que lutam em defesa da saúde pública, vamos cobrar com muita mobilização social.

Compreendemos que só com um forte protagonismo dos movimento sociais conseguiremos avançar no sentido de o Brasil aprofundar as mudanças iniciadas com o governo Lula. Ampliar a protagonismo da sociedade através da mobilização e, também, aprimorando e fortalecendo os mecanismos de participação social, como temos no Conselho Nacional de Saúde.

Assim, esperamos do novo governo novas atitudes para ampliar o diálogo com o movimento e novas ideias para elaborar políticas públicas que ampliem os investimentos na Saúde.

Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), coordenador do Movimento Saúde +10, conselheiro Nacional de Saúde (CNS)