Cultura


Roda de capoeira no Rio de Janeiro 26/11/2014 (Wilton Junior/Estadão)

Mais cultura na periferia

Aprofundar conquistas sociais e fortalecer o desenvolvimento do Brasil com geração de emprego e renda é o que esperamos do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Particularmente na área da saúde, em que é preciso garantir mais recursos para o Sistema Único de Saúde que permita a ampliação do atendimento e a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Este foi um compromisso firmado durante a campanha para a reeleição que nós, representantes do movimento Saúde +10 e das entidades que lutam em defesa da saúde pública, vamos cobrar com muita mobilização social.

Compreendemos que só com um forte protagonismo dos movimento sociais conseguiremos avançar no sentido de o Brasil aprofundar as mudanças iniciadas com o governo Lula. Ampliar a protagonismo da sociedade através da mobilização e, também, aprimorando e fortalecendo os mecanismos de participação social, como temos no Conselho Nacional de Saúde.

Assim, esperamos do novo governo novas atitudes para ampliar o diálogo com o movimento e novas ideias para elaborar políticas públicas que ampliem os investimentos na Saúde.

Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), coordenador do Movimento Saúde +10, conselheiro Nacional de Saúde (CNS)

Só 1000 toques para Dilma

Ufa! No fim, Dilma traz alegria escolhendo Juca Ferreira pra ministro da única criação humana á destrinchar a crise brazylera y mundial: Cultura. A história surpreende. Juca não é quota do partido, mas um cultivador forte da roça cultural, este elegante artista, ecologista, animador, reabre pros brazyleros na maior desigualdade na distribuição da renda da história humana, a cultura como valor primeiro, infraestrutura da vida, cúmplice da força da natureza devoradora de modelitos por ora talvez inevitáveis, inspirando correntes da sociedade brasileira fartas da hysteria golpista. Com Juca, o Ministério da Cultura passa a ser órgão de sabedoria, inteligência, sensibilidade, no caos da rigidez fiscal, momento em que o patrimônio cultural brazylero está pior que o da Saúde y Educação, e essa dupla não tem sentido sem Cultura. Jovens de todas idades saberão ler o que está em seu redor. Dilma acertou: cultura como moeda de apoio à governabilidade não presta, só vale, se livre y plugada na terra, em nós humanos, espécie quase em extinção.

José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso), presidente da Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona

Leia a carta completa de Zé Celso a Dilma

Dilma Cultura da Infraestrutura da Vida é só o que desejo pra inspirar teu 2º Ato na Presidência do Brasil

IÓ! Dilma Presidente do Brazeiro Brazylero

Dilma, no seu último comício no Tuca, vinda do fogo do povo artista da perifa, chegou, criando um círculo de mãos tocando antenadas nos dedos de todas mãos, de nós que estávamos no palco, havia música no ar, chegou minha vez, estavas linda, cheirosa, nos abraçamos dançando cheek to cheek, na ethernidade de frações de segundos. eu beijei teu rosto e te dei esta fala: "Te Adoro". Dilma, você me replicou: "Ah! se eu pudesse ficar aqui dançando." e foi pra pras janelas que davam pras ruas, onde o Coro Junino 2013 renascia diferente em 2014: milhares de jovens trotando numa cavalgada empulsionadora y você pulou junto a dança dos jovens potros do brazyl revitalizado.

Agora o Elenco do Phoder das Altas Esferas já está montado, pra desvuduzar sua 2º Temporada no Poder da pressão golpista dos retornados comemoradores dos 50 anos da ditadura militar.

Levyanos pro Mercado/Desenvolvimentistas pro Planejamento/Banco Central, com os que já $ambavam/Agro Negóciante na AgriCultura/Polícia Federal no Juízo Final, lavando à jato Personagens CorruptosCorruptores: comissão da verdade do núcleo forte, vanguardista da corrupção essência do capitalismo.

Você certamente vai dirigir esses 1ºs contemplados sem trair seu superobjetivo de trazer mais povo pra contracenar com eles.

Nós, artistas, vamos entrar com tesão nesta cena, se você mexer as cadeiras y chegar ao cu da cultura: a infra estrutura, não do capital, aquele que Marx pôs em cena: a Macro Economia do Capitalismo, mas o da infra estrutura, da natureza da vida, nosso maior bem, o que vale y não morrerá, se houver sua valorização via inteligência emocionada do que alguns humanos chamam de "cultura", riqueza maior dos povos, hoje desprezada.

A respiração está difícil pra nosso Planeta Terra, esse ser vivo que gira. A Sêca: há escassês da origem da vida: a Água, que chegou hoje, bem antes do previsto.

A peça nova a ser encenada em seu governo só passará a ser democracia se o Cultivo da Vida ao Vivo, vier à tona: na Tempestade da Paixão além do corpo cidadão, ou do corpo mercado, fazendo brotar o olho d'água da ambição de viver o destino humano de uma nação mundial, sagrando sua Majestade: a Cultura do Espelho do Inverso Brazylero.

Nos debates eleitorais, todos os tabús nem sequer foram tocados, por falta do tabú dos tabús: o deschavar inteligente deles que só o Tabú da cultura virado Totem, pode fazer. Antes a Cultura era pautada como assunto primordial dos candidatos, em 2014, foi decapitada, como se pudesse existir uma nação sem a transvalorização da emoção que só a cultura traz: Tabú da Descriminalização Urgente das Drogas-da Legalização do Aborto-Tabú da Existência palpável do Choque de Classes-Tabu o Amor Livre "Grande demais/pra ser julgado por nós, pobres mortais".

Na sua entrevista pós-vitória, publicada ipisis littre pelo Estadão, está sua forte persona, imbatível na estatística, na tecnocracia. São grandes qualidades suas, já conhecemos e admiramos. Mas eu lá não li se existe seu prazer de destampar seu super-ego, pra felicidade geral da nação, deixando-se se penetrar pela respiração dos ventos da cultura, colocando sua sabedoria técnica, científica pra trazer a poesia do desejo humano de viver gostoso nas revelações culturais transpassantes do apocalípse do capital, tornando você Dilma, uma Estadista Humana ou mesmo TransHumana.

BRIZOLA vindo de GETÚLIO VARGAS, + DARCY RIBEIRO, criaram os estatutos do PDT ainda na "abertura" da ditadura, uma constituição cultural, uma reforma política que resolveria muito além do impasse de hoje, desta exigência de rever o apoio público das campanhas políticas nas eleições.

LULA por ser uma pessoa culta por sua vida intensamente experimentada, vivida na dor!amorhumor!negociação!,teve a inspiração de chamar o músico antropófago InterNétizado da Tropicália GILBERTO GIL e o ecologista JUCA FERREIRA pra primaverarem o Ministério da Cultura relançando uma Política de Estado Concreta para a CULTURA DA MISCIGENAÇÃO BRAZYLEYRA.

MARTA SUPLICY trouxe seu talento de negociação política pra ampliar campos culturais na neutralidade da internética, valorização a literatura, a moda, e mais, com sua agilidade, replicou a Troca de Terrenos proposta por Silvio Santos com o Entorno do Teat(r)o Oficina Tombado pelo IPHAN, encontrando um Terreno da União na área de Exploração Econômica do Novo Plano Diretor da Cidade pra fazer essa Troca. Nós do Teat(r)o Oficina Uyna Uzona e o Grupo Silvio Santos não temos mais saco pra lutarmos entre nós, empatando-nos mutuamente, nesta peça há 34 anos em cartaz, por isso queremos que esta Troca aconteça já, sem medos, fechando seu 1º Governo com um Ato Grandioso de Revolução Cultural. Libertando o Coração da Cultura de SamPã: o Bixiga, que assim vai iniciar a virada pra ser um Corredor Cultural plugando da Vila Itororó ao infinito das ciclovias, até a "Chácara do Jockey Club". Foi uma luta que ensinou muito, mas, desgastante demais, durou meio século, mas com seu desfecho vitorioso pra ambas as partes, irá dar lugar a emerção definitiva dos mais de 50 anos do Teat(r)o Oficina pra sua rheal grandeza, antropofagiada enfim por todos povos do mundo atual e pros que virão, nos livrando da injustiça dos Tabús que nos foram impostos, pela mediocridade invejosa cultural dos que nos condenaram, mas que com este ATO, transformaria este ridículo TABÚ OFICINA em TOTEM. Do contrário, ficaremos insuportáveis, à sombra, atôa, esperando o reconhecimento com a morte de todos nós que inventamos esta aventura.

A Satisfação ao Mercado não é mais importante para a Vida Humana no Brasil que a Potencialização da Vida do Povo Brazylero, pelo Poder dos que fazem amor com a Cultura Multicênica vinda dos Ciêntístas, Xamãs, nossos ancestrais indígenas, africanos, emigrantes, que devoraram nosso Colonialismo Cultural e abriram pontes no presente futuro, dando pra humanidade terráquea, y apostando corajosamente na busca de uma era além da sobrevivência rotineira e medíocre de um país que nasceu pra brilhar sobretudo por sua Arte de Viver intensamente.

A Greve dos trabalhadores do Ministério da Cultura mostrou a situação do Patrimônio Cultural Brasileiro, mais indigente que os hospitais e escolas.

E nós que trabalhamos na Arte do Teat(r)não aceitamos mais viver flexados por todos os lados, com a grande dificuldade de dar à família humana mundial, muito mais do que demos até agora. Nossas gavetas estão mais cheias que as de toda a corrupção que agora virou best seller.

Venha Presidenta, pisar, dançar, na Pista do Teat(r)o Oficina: na Rua Lina Bardi, a ultima Obra de Arte desta "Arquiteto". AccquilLina Bo Bardi, no dia 5 de dezembro de 2014, terá Celebrado seu Centenário em muitos países do mundo e no Brazíl,onde apaixonou-se pelo "o q faz a mão do povo brazylero".

Adoraríamos sua presença na Noite de Lina, e a dos 20 mais Jovens Coletivos de Teatros de SamPã que como nós da Associação dos Tecno Artistas do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona,o Coletivo Teat(r)al mais longevo do Brasíl, estão ameaçados de extinção pela Especulação Imobiliária na Capital do Capital rancoroso e pão duro de São Paulo no século 21.

Nós artistas, temos na nossa natureza, o segredos do poder da cultura de driblar este impasse, através de nossas invenções que sempre abrem ambiciosos caminhos, travados pelo mediocridade medrosa incapaz de beber a vida a grandes goles.

A Arte Teat(r)al, que nós, roceiros praticamos hoje é desprezada mas há mais de milênios, tem sido o Rito Central da renovação do Poder da água da vida: a Liberdade Humana, cachoeira do grande desejo de querermos dar mais y mais, além de só reagirmos por nossa sobrevivência.

Gostaria muito de estar com você Dilma, sou um velho senador de 77 anos, 56 vividos no Teat(r)o Oficina, queria além de receber seus ensinamentos, descobrir com todos, como levantar o brazil com o que é sua maior riqueza: o povo criador, não somente faminto, sem teto, mas deus fabricante da alma elétrica das palavras - corpo sons musicais, dos dityrambos, do imagiário básico da Arte Carinhosa da Poesía da Vida com Cultura.

José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso), presidente da Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, com todo afeto q se encerra neste peito nada varoníl y vivam os índios q mal vivem no brazíl