Musse de framboesa

FOTO: Roberto Seba/Estadão; PRODUÇÃO: Florise Oliveira

Rendimento: 2 litros e meio (15 porções)

28g de gelatina em pó sem sabor
300 ml de água
420 ml de creme de leite integral
700g de purê de framboesa congelada
20 ml de água para bater a framboesa
5 claras
255g de açúcar


1. Ponha a gelatina na água.

2. Descongele a framboesa por 20 minutos em temperatura ambiente e bata no liquidificador com os 20ml de água até formar um purê espesso. 

3. Bata o creme de leite em picos médios (consistência cremosa). Cubra-o com filme plástico e reserve na geladeira.

4. Aqueça metade do purê de framboesa numa panela. Retire-o do fogo. Derreta a gelatina e adicione-a, mexendo para incorporar. Junte o purê restante.

5. Junte as claras e o açúcar na tigela da batedeira e aqueça, sobre uma panela de água fervendo suavemente, mexendo sem parar com batedor de arame, até que a mistura atinja 63°C.

6. Transfira a tigela para a batedeira e bata em velocidade alta, com o batedor de claras, até formar picos firmes. Continue batendo até que o merengue tenha esfriado completamente.

7. Esfrie a mistura de framboesa até chegar a 21°C.

8. Misture delicadamente cerca de 1/3 do merengue à mistura de framboesa para torná-la mais leve. Acrescente o merengue restante, incorporando-o totalmente.

9. Junte o creme de leite batido reservado.

10. Com o auxílio de uma concha ou saco de confeitar, passe a musse para os recipientes. A apresentação fica linda em taças individuais ou em uma taça grande para servir a todos. Reserve na geladeira por 2 horas e sirva gelado.