Para quem planeja as próximas férias na casa de um desconhecido, atenção para não alugar gato por lebre. Evite surpresas com estas recomendações:
1. Pesquise bem o anfitrião
A opção por hospedagens temporárias requer alguns cuidados, principalmente com o anfitrião. Afinal, é preciso se certificar de que a pessoa realmente é quem diz ser e se trata bem seus hóspedes. Antes de fechar negócio, leia os comentários sobre ele no site. Se forem negativos ou se não houver qualquer avaliação, desconfie. As estrelinhas nos posts sobre o imóvel e seu dono são relevantes e podem pesar na decisão. Procure pelo perfil do anfitrião nas redes sociais - é uma maneira de ver se ele parece ser confiável. Também vale gastar alguns minutos e ler a política de cancelamento dos sites. No caso de uma surpresa desagradável, é como você saberá o que fazer para reaver o dinheiro.
2. Feche negócio dentro da plataforma
As plataformas de hospedagem compartilhada costumam oferecer um espaço para troca direta de mensagens entre anfitrião e hóspede, o que é uma forma de tornar a negociação transparente. A recomendação é de que tudo, do primeiro contato ao pagamento, seja realizado dentro dos limites da página escolhida. Fechar a hospedagem fora do site para evitar pagar as taxas cobradas pelo serviço pode dar a maior dor de cabeça depois.
3. Destrinche a região que vai ficar
Pode parecer trabalhoso, mas dedicar um tempo na internet pesquisando sobre a região onde você se hospedará é uma missão que vai facilitar sua rotina no entorno do apartamento ou casa escolhidos. É sempre bom saber onde fica o supermercado, a padaria, o restaurante, a farmácia, a estação de trem ou o ponto de ônibus mais próximo. Calcular o tempo que você vai levar para se deslocar também é importante. Evita o desgosto de, por exemplo, ter de pegar um ônibus para comprar um quilo de arroz.
4. Informe-se sobre os artigos domésticos da casa
Aí, você chega na casa que reservou com as compras e, ops, descobre que não tem panela ou cafeteira. E na hora do banho, sabe se o chuveiro é a gás? Para evitar perrengues, pergunte ao anfitrião o que está disponível na casa. Internet wi-fi, televisão, rádio, louças, geladeira, fogão, microondas, armário, máquina de lavar... São detalhes que, sim, fazem a diferença.
5. Converse com seus vizinhos
Saudar o companheiro de condomínio com aquele bom dia simpático é sempre aconselhável. Mas vá um pouco além. Caso entre no elevador com um vizinho, aproveite para trocar uma ideia. A pessoa pode te dar dicas preciosas, como um quitute delicioso na esquina ou uma balada bem ao seu estilo. Fora que dali pode começar uma amizade bacana.