HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL

Jogadores do Brasil comemoram carregando a bandeira da Suécia AP - 29/6/1958

Desde a sua criação, em maio de 1904, a Fifa foi amadurecendo a ideia de organizar uma competição global entre seleções. Na época, alguns confrontos e torneios internacionais de clubes já eram realizados. O futebol estava presente também nos Jogos Olímpicos. Em um primeiro momento como esporte exibição, depois dentro do programa tradicional.

Na Olimpíada de 1920, o evento de futebol foi organizado pela própria Fifa e a Bélgica se sagrou campeã. Nas duas edições seguintes, em 1924 e 1928, o Uruguai foi bicampeão olímpico e acabou sendo escolhido pela entidade para receber a primeira edição da Copa do Mundo, em 1930. Na ocasião, participaram 13 equipes, todas convidadas, e a Celeste venceu o torneio em casa.

Desde então, a modalidade passou por uma revolução, se popularizou e profissionalizou. Neste ano, após 20 edições, ela desembarca na Rússia. O formato já é bem diferente ao da primeira Copa. Agora, mais de 200 países competem em Eliminatórias para conseguir uma das 31 vagas em disputa – o país-sede tem lugar cativo na competição. É o evento mais assistido do mundo e o Brasil é o maior campeão, com cinco títulos.