1998

Zinedine Zidane com a taça de campeão do mundo Vincent Kessler/Reuters

A Copa da França foi marcada por pelo menos dois momentos inusitados. Primeiro pela recuperação de Zinedine Zidane, que após ser expulso diante da Arábia Saudita no segundo jogo, foi suspenso por duas partidas e se tornou o grande nome do Mundial, ao fazer dois gols na final contra o Brasil, liderando os franceses ao seu primeiro título com uma vitória sem contestação, por 3 a 0, sobre a seleção brasileira.

O outro momento envolveu Ronaldo Fenômeno, que poucas horas antes da decisão passou mal na concentração, teria sofrido convulsões, acabou levado para o hospital e chegou a ter seu nome retirado da lista inicial dos titulares de Zagallo, que escalou Edmundo em um momento inicial. Após fazer exames, Ronaldo chegou quase em cima da hora no estádio, jogou, mas a seleção parecia traumatizada com o que ocorrera na concentração.

O Mundial foi marcado por grandes duelos como Argentina e Inglaterra, vencido pelos sul-americanos nos pênaltis, após empate por 2 a 2. Contra os holandeses nas quartas, os argentinos não tiveram a mesma sorte frente aos holandeses, que venceram com um golaço de Bergkamp.

A semifinal entre Holanda e Brasil também foi espetacular. Após empate por 1 a 1 a vaga na decisão foi definida nos pênaltis e Taffarel se destacou mais uma vez.

NÚMEROS DA COPA
32 participantes
171 gols
64 jogos
2,67 média de gols
6 gols – Suker (Croácia) – artilheiro
15 gols – França – melhor ataque
Público total: 2.785.100
Média – 43.517
10 sedes
10  estádios

FICHA DA FINAL

12 de julho de 1998

França: Barthez; Thuram, Leboeuf, Desailly e Lizarrazu; Deschamps, Karembeu (Boghossian), Petit e Zidane; Djorkaeff (Vieira) e Guivarch (Dugarry). Técnico: Aimé Jacquet.

Brasil: Taffarel; Cafu, Junior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Cesar Sampaio (Edmundo), Dunga, Leonardo (Denílson) e Rivaldo; Bebeto e Ronaldo. Técnico: Zagallo.

Gols: Zidane aos 27 e aos 46 minutos do primeiro tempo. Petit, aos 45 do segundo tempo.
Juiz: Said Belqola (Marrocos).
Estádio: Stade de France (Paris).

GRANDES JOGOS

França 3 x 0 Brasil
Brasil 1 x 1 Holanda
Holanda 2 x 1 Argentina
Argentina 2 x 2 Inglaterra (4 a 3 pênaltis)
Alemanha 0 x 3 Croácia

Ronaldo tenta marcar em Fabien Barthez na final do Mundial Paulo Whitaker/Reuters

GRANDES SELEÇÕES

França, Brasil, Croácia e Holanda