SUMMIT MOBILIDADE URBANA LATAM 2018

Por deslocamentos mais sustentáveis

A dificuldade de se locomover nas cidades já compromete a produtividade e a qualidade de vida de cidadãos de todas as faixas de renda, demandando ações integradas entre governo, sociedade e iniciativa privada

30 de Maio de 2018

Em uma extensa programação que contou com a participação de dezenas de especialistas brasileiros e internacionais, o Summit Mobilidade Urbana Latam 2018, realizado em 25 de maio pelo Estado com oferecimento da 99, traçou um amplo panorama das alternativas para lidar com um dos problemas mais democráticos da vida urbana: a mobilidade.

A crescente dificuldade de ir de um ponto a outro já afeta cidadãos de todas as faixas de renda e categorias profissionais, além de diversos segmentos de mercado. O paulistano perde, em média, o equivalente a 40 dias por ano parado no trânsito, segundo levantamento da Rede Nossa São Paulo. O resultado é um desperdício anual que, em 2022, deve chegar a um total de R$ 160 bilhões, segundo o Sistema Firjan, considerando apenas as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em uma semana em que ficou ainda mais evidente a dependência do País em relação ao transporte rodoviário e ao automóvel, a partir da falta de combustível causada pela greve e pelas interdições de caminhoneiros, o Summit se apresentou como um momento de reflexão em busca de caminhos mais ágeis e harmônicos. O evento, realizado no hotel Sheraton WTC, em São Paulo, apontou para a importância da integração entre poder público, sociedade e empresas na busca por alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desempenho econômico do País, conduzindo todos nós a um lugar melhor.