SUMMIT MOBILIDADE URBANA LATAM 2018

Conexão é motor do futuro

Objetos e infraestrutura com sensores integrados criam e transmitem dados, melhorando os deslocamentos

Mariana Barros, especial para o Estado

A popularização das conexões à internet tem multiplicado o potencial do que objetos conectados podem oferecer para facilitar o dia a dia de quem mora em grandes cidades, especialmente em relação à mobilidade.

Smartphones, relógios com acesso à internet, carros com computador de bordo, ônibus e trens com sensores e residências automatizadas são algumas das aplicações mais visíveis do que a internet das coisas (ou Internet of Things, na sigla em inglês IoT) pode fazer nos próximos anos. E parte das mudanças já pode ser vista por aí.

“A possibilidade de rastrear veículos em tempo real já está transformando a mobilidade, com aplicativos de rotas e de transporte”, diz Carlos Tunes, líder de IoT para América Latina da IBM. Daqui em diante, os dados podem incluir não só a posição do motorista, mas sua velocidade e comportamento na direção. Seguradoras podem oferecer apólices para cada perfil, transportadoras podem deixar de pedir a terceiros para informar como os motoristas estão dirigindo, e companhias aéreas podem avisar aos passageiros o horário indicado para sair de casa, melhorando sua pontualidade, exemplifica Tunes.

Para José Palazzi, diretor de IoT da Qualcomm, sistemas de transporte público, iluminação, automóveis, residências, estabelecimentos comerciais e smartphones poderão interagir dinamicamente, reduzindo o desperdício, melhorando a produtividade e aumentando o conforto.

Semáforos e iluminação pública ajustam tempo e intensidade ao fluxo, enquanto parcerias público-privadas passam a incluir monitoramento e manutenção dos equipamentos, que enviam informes em tempo real.

Confira abaixo outras funcionalidades da próxima geração de cidades inteligentes.