A pressão do crime organizado sobre as florestas não só tem alterado a vida na mata, mas também eliminado por completo a presença de determinadas espécies em algumas regiões. O avanço indiscriminado sobre a mata já levou o País a criar uma lista de espécies protegidas por lei federal, sendo proibido o seu corte. Nessa lista estão a Castanheira, a Seringueira e o Mogno.

Muitas outras espécies, porém, enfrentam condições críticas de sobrevivência. O Ministério do Meio Ambiente possui uma lista de espécies ameaçadas. A mais recente publicação, de dezembro de 2014, aponta que, 7.880 espécies de árvores catalogadas até agora no País, 2.113 espécies estão na “Lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção”. A partir de informações do Serviço Florestal Brasileiro, a reportagem selecionou 22 espécies que são as mais cobiçadas pelos madeireiros e que estão ameaçadas de extinção. As árvores estão divididas em três categorias: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo. Conheça cada uma delas e entenda porque estão na mira dos crimes da floresta.

'. ''. '
Castanheira, uma das espécies mais atacadas na Amazônia Dida Sampaio / Estadão
'. '' ; } echo ''; $i = 0; foreach ( $tree as $item ) { $class = ''; if ( $i == 2 ) $class = slugify( $item ); echo ''. ''. ''. '' ; $i++; } echo '
'. $treeField[ $i ] .''. $item .'
'; } echo '
'. ''. '
Maçaranduba, espécie amazônica marcada por madeireiro Dida Sampaio / Estadão
'. '
' ; ?>