Árvores com valor comercial ameaçadas de extinção

A pressão do crime organizado sobre as florestas não só tem alterado a vida na mata, mas também eliminado por completo a presença de determinadas espécies em algumas regiões. O avanço indiscriminado sobre a mata já levou o País a criar uma lista de espécies protegidas por lei federal, sendo proibido o seu corte. Nessa lista estão a Castanheira, a Seringueira e o Mogno.

Muitas outras espécies, porém, enfrentam condições críticas de sobrevivência. O Ministério do Meio Ambiente possui uma lista de espécies ameaçadas. A mais recente publicação, de dezembro de 2014, aponta que, 7.880 espécies de árvores catalogadas até agora no País, 2.113 espécies estão na “Lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção”. A partir de informações do Serviço Florestal Brasileiro, a reportagem selecionou 22 espécies que são as mais cobiçadas pelos madeireiros e que estão ameaçadas de extinção. As árvores estão divididas em três categorias: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo. Conheça cada uma delas e entenda porque estão na mira dos crimes da floresta.

NomeGarapeira
BiomaAmazônia, Caatinga ou Cerrado
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAmarelinho, barajuba, garapeira, gema-de-ovo, grapia, jataí, muirajuba, muiratuá, cumararana, sapucajuba.
CaracterísticasMadeira pesada, de cor que varia do bege para o amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado. Tem superfície lustrosa e lisa ao tato. Muito usada na construção civil em estruturas externas, como pontes, ou internas, para acabamentos.
NomeMogno
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAcaju, aguano, araputanga, caoba, cedro-aguano, cedro-mogno, cedrorana, Mara.
CaracterísticasSua cor varia do marrom avermelhado ao vermelho. É altamente resistente ao ataque de fungos e insetos, resistindo ainda a cupins de madeira seca. A madeira pode ser trabalhada facilmente com ferramentas manuais ou mecânicas, e o acabamento produz uma superfície lisa e brilhante. O mogno é muito procurado para marcenaria e mobília, acabamento e ornamentos de interiores, e até mesmo construção de barcos e navios, em acabamentos e assoalho.
NomeCedro-rosa
BiomaAmazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsCapiúva, cedrilho, cedrinho, cedro-amargoso, cedro-aromático, cedro-batata, cedro-bordado, cedro-cheiroso, cedro-fêmea, cedro-manso, cedro-pardo, cedro-urana, cedro-verdadeiro.
CaracterísticasÁrvores de brilho forte, madeira leve e macia. Pode atingir 30 metros de altura. É usado em construções civis, decoração, mobiliário, chapas condensadas, instrumentos musicais ou parte deles. Na medicina, é usado no combate a febre, feridas e úlceras.
NomeItaúba
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsTaúba-penima, lorê, louro-itaúba, nhambiquara.
CaracterísticasSua cor oscila entre oliva a marrom amarelado. Madeira resistente e uma das espécies mais exploradas na região norte da Amazônia, utilizada para diversas finalidades em construções externas, como pontes, postes, estacas, dormentes e vigas
Castanheira, uma das espécies mais atacadas na Amazônia Dida Sampaio / Estadão
NomeCastanheira
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAmendoeira-da-américa, castanha-do-brasil, coz-do-Brasil, tucari.
CaracterísticasÉ uma das espécies mais altas da Amazônia. Normalmente atinge entre 30 metros e 50 metros de altura, com 1 metro a 2 metros de diâmetro. Há registros de castanheiras que alcançaram mais de 50 metros de altura e 5 metros de diâmetro. A vida da castanheira depende de um ambiente intocado para reprodução, porque suas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos atraídos por orquídeas que vivem próximas das árvores. Sem os insetos e orquídeas, a castanheira não dá frutos.
NomeJacarandá-da-Bahia
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsCaviúna, graúna, jacarandá-cabiúna, pau-preto.
CaracterísticasEra encontrada nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, mas, atualmente, só é encontrada no sul da Bahia. Uma das mais valorizadas madeiras brasileiras, é explorada desde a fase colonial. Com altura entre 15 e 25 metros e tronco de 40 a 80 centímetros de diâmetro, tem madeira de cor escura e resistente. Floresce entre setembro e novembro, e os frutos amadurecem em agosto-setembro. É comumente utilizada em obras de marcenaria, construção de instrumentos de corda e na fabricação de pianos.
NomeJatobá-pequeno
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAbati, algarobo, burandá, castanheiro-de-bugre, cataqui-iamani, catá, comer-de-arara, copal, corbaril, embiúva, farinheira, guarazema, iaatiba-iu, iataíba, jataizinho, jataí, jataíba, jatel, jaçaí, olho-de-boi, quebra-corrente, quebra-facão, quebra-machado, taici, trabuca.
CaracterísticasMadeira pesada, de cor marrom-avermelhada e brilho moderado. É muito procurada para construção de janela, porta maciça, escada, estrutura de cobertura (viga, caibro e ripa), piso residencial (tábua corrida e taco), poste para energia e sauna. Suas cascas ainda são usadas para a produção de chás.
NomeAngelim-pedra-amarelo
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsMirarema, faveira, sapupira-amarela, angelim-da-mata, angelim-macho.
CaracterísticasMuito procurada pela construção civil, para construção de vigas, caibros e portas venezianas. De pouco brilho, também é usada em estruturas internas de decoração, como forros e ripas.
NomeBraúna
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsÁrvore-da-chuva, braúna-preta, canela, canela-amarela, coração-de-negro, maria-preta, muiraúna, paravaúna, rabo-de-macaco.
CaracterísticasÉ uma das árvores mais duras e resistentes do Brasil. De cor acastanhada, tende a ficar quase negra nas espécies mais velhas. Sua casca é utilizada para extração de tintura negra, usada pela indústria. A seiva é aplicada na medicina, em remédios para dores intestinais. Alcança de 15 a 20 metros de altura e diâmetro de 80 centímetros a 1 metro.
NomeUcuúba
BiomaAmazônia ou Caatinga
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsBicuíba, andiroba, árvore-do-sebo, noz-moscada, leite-de-mucuíba, m mucuíra.
CaracterísticasÉ comumente encontrada em lugares alagados, geralmente perto de igapós, atingindo uma altura de 25 a 35 metros. Seu nome vem das palavras indígenas ucu (graxa) e yba (árvore). Sua madeira é cobiçada para produção de compensados e laminados. A cinza da madeira é apropriada para fabricar sabão. A casca da árvore é usada como medicamento para úlceras, cicatrização de feridas, cólicas e doenças reumáticas. A seiva é utilizada no tratamento de hemorróidas e aftas. De suas sementes é extraída ainda a trimiristina, utilizada na indústria de cosméticos, perfumaria e confeitaria.
NomeCedro-vermelho
BiomaAmazônia, Cerrado e Mata Atlântica
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAcaiacá, acaiacatinga, acaju, capiúva, cedrinho, iacaiacá.
CaracterísticasProduz uma das madeiras mais procuradas no comércio nacional e estrangeiro, porque tem coloração parecida à do mogno. É uma madeira leve, de utilização em diversos tipos de indústria, da construção civil, naval e aeronáutica, até a movelaria, marcenaria e confecção de instrumentos musicais.
NomePau-roxo
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAmarante, coataquiçaua, roxinho, violeta.
CaracterísticasComo o próprio nome já diz, trata-se de uma árvore de cor escura. Madeira de alta qualidade e resistência, é muito procurada para construção de mobiliário, móveis decorativos, peças torneadas, tacos de bilhar e cabos de cutelaria.
NomeCanela-preta
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsCanela-prego, canela-massapé, canela-inhaíba , louro-de-casca-preta.
CaracterísticasMuito encontrada na região Sul do País, em Santa Catarina. No século passado, foi muito procurada construção de assoalho de casas. É comum encontrar casas antigas com a combinação no piso de canela-preta e peroba (tom amarelado), para dar um aspecto listrado ao assoalho. A árvore que pode atingir até 300 anos de idade. Sua casca tem cheiro agradável. Com o fruto, se produz remédios indicados para sintomas como azia, cólica e diarréia, entre outros.
NomeCerejeira
BiomaAmazônia
ClassificaçãoVulnerável
Nomes comunsAmburana, cumaru-de-cheiro, cumaré, Imburana, louro-ingá.
CaracterísticasMadeira clara, de tom castanho e amarelo claro. É muito popular na fabricação de móveis e objetos decorativos. Em instrumentos musicais, é aplicada em fundos e laterais de violões. Suas indicações de uso medicinal apontam resultados como broncodilatador, analgésico, antiinflamatório e antireumático.
NomeBicuíba
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsBocuva, bocuba, vicuíba.
CaracterísticasDe tom bege-claro a bege-rosado, é uma árvore de copa larga. Sua madeira é procurada para fabricação de miolos de portas e acabamentos internos, como molduras guarnições, rodapés, forros e sarrafos. É usada para produzir compensados. Como é de fácil deterioração, não é usada em construções externas. No fim do século XIX, seu óleo era usado para combustão e indústria de sabonete e exportado para o Reino Unido. Suas sementes costumam ser usadas como medicamento popular contra diarréias, asma e bronquite, além de expectorante.
NomeJequetibá-branco
BiomaAmazônia, Cerrado e Mata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsEstopa, cachimbeiro, pau-de-cachimbo, pau-estopa, mussambê, coatinga.
CaracterísticasÁrvore alta, chega a ter mais de 50 metros de altura. A madeira, leve, é usada na construção civil em obras internas, porque é pouco resistente ao tempo. Em 1997, o fogo atingiu um jequitibá milenar no município de Carangola, a 404 km de Belo Horizonte. A árvore de 54 metros de altura e 12,5 metros de circunferência queimou internamente, durante 11 dias. À época, o incêndio criminoso foi noticiado em todo o País.
NomeCanela-sassafrás
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsCanela-funcho, casca-cheirosa, louro-cheiroso, casca-preciosa.
CaracterísticasDe ocorrência natural do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, sua madeira é indicada para mobiliário e, na construção civil, caibros, ripas e rodapés. É usada ainda para a construção artesanal de tonéis para cachaça, repassando aroma e sabor à bebida. Na medicina, é aplicada em sintomas de reumatismo, sífilis e como repelente de mosquitos, além de sífilis e combate da halitose. Índios que vivem na região do Paraná e Santa Catarina usam a casca para tratamento de dores e contusões.
NomeImbuia
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsCanela-broto, embuia.
CaracterísticasMuito procurada pelos madeireiros, dada a sua qualidade para o entalhe e sua longa durabilidade. A cor, em geral, possui veios que vão do amarelo ao marrom, com riscas pretas. Sua espécie pode viver dezenas de séculos. Em Santa Catarina, foi encontrada uma árvore com mais de 2,7 mil anos.
NomePau-brasil
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsArabutã, ibirapiranga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta e pau-pernambuco.
CaracterísticasÁrvore símbolo do País, é uma madeira pesada, dona de um extrato interno que gera uma tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, foi muito usada na fabricação de instrumentos musicais, como violinos, harpas e violas. A exploração predatória viveu seu auge no século XVI, pelas mãos dos portugueses. No dia 3 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Pau-brasil.
NomeAraucária
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsPinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, curi.
CaracterísticasSua origem remonta a mais de 200 milhões de anos. Com espécies que podem atingir alturas de 50 metros e diâmetro de tronco de 2,5 metros, sua forma é inconfundível é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça. A vida de cada árvore se estende, em média, de 200 a 300 anos,podendo chegar a 500 anos. A cor é branco-amarelada. As sementes precisam de quatro anos para completar o amadurecimento. Suas pinhas maduras caem dos galhos entre maio e agosto. Essas sementes foram base de alimentação de índios e também durante o processo de colonização da região Sul do País, convertida em farinha, pães e massas.
NomeIpê-peroba
BiomaMata Atlântica
ClassificaçãoEm perigo
Nomes comunsIpê-claro, ipê-peroba, ipê-rajado, peroba-branca, perobinha.
CaracterísticasDe cor amarela-acastanhada, é uma árvore de grande porte, podendo chegar a 40 metros de altura. Mais encontrada na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Madeira de ótima qualidade, é hoje um dos principais alvos dos madeireiros na região norte de Rondônia.
NomePau-amarelo
BiomaAmazônia
ClassificaçãoCriticamente em perigo
Nomes comunsAmarelão, amarelinho, amarelo-cetim, cetim, limãorana, muiratana, pau-cetim, piquiá-cetim
CaracterísticasÁrvore de grande porte, chega a até 40 metros de altura e 1 metro de diâmetro. É uma madeira pesada, procurada pela construção civil (obras internas), para ferramentas e para lenha e carvão. De tom amarelado, produz uma espécie de goma arábica com finalidade terapêutica, sendo um bom remédio contra tosse.
Maçaranduba, espécie amazônica marcada por madeireiro Dida Sampaio / Estadão