Empresas buscam solução em plataforma digital colaborativa

Nasa

Pavilhão de inovação da Nasa no site Innocentive.com, onde são lançados os desafios da agência. FOTO: DIVULGAÇÃO/INNOCENTIVE.

Edgar Maciel, Idiana tomazelli, Laura Maia, Thiago Moreno

Com mais de 300 mil usuários cadastrados, a plataforma InnoCentive (www.innocentive.com) reúne indivíduos com conhecimentos de diferentes áreas para propor soluções e desenvolver novos projetos e tecnologias de grandes empresas. Desde 2001, quando a companhia foi criada, diversos setores como tecnologia e transporte público já convocaram a multidão a tentar pensar em soluções. "A ideia é usar recursos e talentos externos para inovar de forma mais rápida e eficiente, como um complemento aos métodos tradicionais de pesquisa e desenvolvimento", afirma o vice-presidente de marketing do InnoCentive, Steve Bonadio.

Tudo começa quando a empresa sugere um problema e o lança como um desafio. Há duas opções: compartilhar as informações apenas com funcionários da companhia ou também com desenvolvedores externos. Os candidatos podem discutir entre si de forma aberta e colaborativa, para aprimorar as propostas. A avaliação dos projetos pela empresa é o que vai determinar o ganhador, que recebe uma recompensa em dinheiro em troca da propriedade intelectual da solução desenvolvida.

O InnoCentive tem parcerias com empresas como a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que lançou seu primeiro desafio em dezembro de 2009. De acordo com a plataforma, a NASA possui um ambiente voltado para os funcionários da empresa, em que mais de nove mil usuários colaboram. Nos desafios públicos, cerca de quatro mil solucionadores já enviaram propostas pelo InnoCentive.

Até agora, todos os desafios foram bem-sucedidos, e a média da recompensa paga é de US$ 20 mil. Os projetos levam em torno de quatro meses para serem finalizados.

Prêmios. Hoje, a plataforma conta com colaboradores em mais de 200 países. Essa rede pode chegar a mais de 13 milhões de pessoas graças a parcerias com o grupo Nature e a revista Scientific American, ambos de publicações científicas. Já foram lançados 1.650 desafios externos, além de milhares voltados ao público interno de empresas. Mais de 39 mil soluções foram apresentadas, 1,5 mil delas premiadas.

O índice de sucesso do modelo de criação, segundo a companhia, é de 85%. As recompensas variam entre US$ 5 mil e US$ 1 milhão, de acordo com a complexidade do problema. Até hoje, mais de US$ 40 milhões foram distribuídos.