
O Taiti será representado na Copa das Confederações por uma seleção praticamente amadora - apenas um jogador atua profissionalmente, o atacante Marama Vahirua - em sua primeira participação no torneio. O pequeno país da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, tem professores, administradores e outros profissionais da área de serviços que nas horas vagas praticam futebol.
Mas, nos últimos anos, a equipe deu um salto regionalmente e conseguiu participar do Mundial Sub-20 no Egito, em 2009, e no ano passado confirmou a vaga para a competição no Brasil ao ganhar a Copa das Nações da Oceania pela primeira vez na história. "Foi um feito para o nosso pequeno país, pois nunca saímos do continente para uma disputa internacional no nível adulto", conta o técnico Eddy Etaeta, que é um dos incentivadores do esporte em seu país.
Além de comandar a seleção desde 2010, ele também ajuda a organizar torneios e tem contato permanente com as categorias de base. Seu sonho era que o Brasil um dia pudesse ir para sua ilha da mesma forma que fez com a visita da seleção ao Haiti, em 2004. "Acho que isso ajudaria a gente a dar um grande salto."
O treinador garante que o elenco está animado para a disputa e sabe que Vahirua, que atua no futebol grego, pode ajudar a concretizar o sonho de marcar um gol na competição por ter grande experiência internacional. Uma curiosidade da seleção é que a família Tehau tem quatro membros na equipe: os irmãos Jonathan, Alvin e Lorenzo, além do primo Teaonui. Na briga pela vaga na Copa das Confederações, a família garantiu 15 dos 20 gols do Taiti.

Mikael Roche
Goleiro
Após manter a dúvida quanto ao goleiro titular, o técnico Eddy Etaeta optou por Roche, desbancando assim Xavier Samin, goleiro campeão da Copa da Oceania em 2012.
Idade: 30 anos (24/12/1982)
Clube: AS Dragon
Nicolas Vallar
Zagueiro
É o capitão da equipe, homem que organiza o setor defensivo. Já passou por times profissionais da Europa, como o Montpellier, da França, e o Penafiel, de Portugal. Integrou a seleção que conquistou a Copa da Oceania em 2012, quando foi eleito melhor jogador da competição.
Idade: 29 anos (22/10/1983)
Clube: AS Dragon
Stephane Faatiarau
Zagueiro
Mesmo com 1,79m de altura, estatura considerada baixa, se comparada a outros defensores do futebol mundial, o jovem atleta é titular absoluto da zaga taitiana. Apesar da lesão sofrida no quadril durante amistoso contra a Universidad de Chile, o zagueiro está confirmado para as partidas do Taiti.
Idade: 23 anos (13/03/1990)
Clube: AS Tefana
Vincent Simon
Lateral-direito
É um dos mais experientes em partidas pela seleção. Debutou em 2004, em confronto ante as Ilhas Cook. Lateral, atua mais recuado para ajudar a compor a defesa.
Idade: 23 anos (28/09/1983)
Clube: AS Dragon
Edson Lemaire
Lateral-esquerdo
Filho de um fanático por futebol, o lateral carrega em seu nome a homenagem ao Rei Pelé. Pelo lado esquerdo da seleção taitiana, possui maior liberdade para subir ao ataque.
Idade: 24 anos (31/10/1989)
Clube: AS Dragon
Henri Caroine
Meio-campo
Volante de características defensivas. Foi convocado para a seleção taitiana pela primeira vez somente no ano passado, no entanto conseguiu se firmar rapidamente como titular.
Idade: 31 anos (07/09/1981)
Clube: AS Dragon
Heimano Bourebare
Meio-campo
Jogou o Mundial sub-20 em 2009 e desde então não saiu mais da equipe. Estava no grupo campeão da Oceania em 2012. No meio-campo, é um dos mais versáteis. Ajuda na marcação e tem liberdade para atacar.
Idade: 24 anos (15/05/1989)
Clube: AS Tefana
Jonathan Tehau
Meio-campo
É um dos poucos da seleção que não defende o Dragon ou Tefana, principais clubes do Taiti, porém não terá problemas com entrosamento, já que três familiares seus o acompanham na seleção. A velocidade é uma de suas principais virtudes.
Idade: 25 anos (09/01/1988)
Clube: AS Tamarii
Alvin Tehau
Meio-campo
Atacante de ofício, joga na seleção do Taiti desde o mundial sub-20, em 2009. Com a formação defensiva montada para a Copa das Confederações, irá atuar mais recuado preenchendo o meio de campo taitiano.
Idade: 24 anos (10/04/1989)
Clube: AS Tefana
Marama Vahirua
Atacante
Único jogador profissional da seleção. Virou celebridade no Taiti. Marcou cinco gols no campeonato pelo seu time na Grécia, recém-promovido à primeira divisão.
Idade: 33 anos (12/05/1980)
Clube: Panthrakikos (Grécia)
Steevy Chong Hue
Atacante
Principal esperança de gols do ataque. Ganhou moral por fazer o tento da vitória sobre a Nova Caledônia, em 2012, feito que deu o título da Copa das Nações da Oceania ao Taiti.
Idade: 23 anos (26/01/1990)
Clube: AS Dragon

STEEVY CHONG HUE


É um grande incentivador do futebol no Taiti e está no comando da seleção desde 2010, quando promoveu um trabalho de base que culminou na classificação para a Copa das Confederações

