A Itália chega à Copa das Confederações como segundo colocada da Eurocopa, herdando a vaga da campeã Espanha, previamente classificada pelo título da Copa de 2012. Mas isso não tira os méritos italianos.

Durante a Euro, a equipe de Cesare Prandelli mostrou um jogo técnico e vistoso, que sempre toma a iniciativa da partida, e conquistou uma vitória simbólica sobre a Alemanha na semifinal por 2 a 1. Nas eliminatórias europeias, a seleção lidera o Grupo B com 13 pontos em cinco partidas (tem um jogo a menos que a Bulgária, segunda classificada com 10 pontos). Na próxima rodada, dia 8, enfrenta a República Checa fora de casa.

As boas campanhas confirmam o sucesso da reformulação no jeito italiano de jogar futebol, antes caracterizado pela preocupação defensiva e pelo excesso de volantes. "Os jovens trazem otimismo e entusiasmo. O meu objetivo é conquistar os resultados jogando bonito", diz Prandelli.

Motivada inicialmente pela perda do poder aquisitivo dos clubes, que não tinham como competir com ingleses, espanhóis e alemães na contratação de jogadores de primeiro escalão, a reformulação de Prandelli na Azzurra deu novos impulsos para a formação de craques, como El Shaarawy, Verratti, Florenzi, de 21 anos, Insigne e Destro. Dentre as novas promessas, apenas El Shaarawy, titular do Milan, estará no Brasil. Os outros disputam a Eurocopa Sub-21 em Israel.

A renovação de Prandelli foi calculada. Para dar confiança aos novos valores, ele se apoiou na Juventus, bicampeã italiana. Metade de seus titulares (Buffon, Barzagli, Chiellini, Pirlo e Marchisio), e reservas como Bonucci, Quagliarella e Giovinco, pertencem à equipe de Turim, o que facilita bastante o seu trabalho.

A Itália está no mesmo grupo do Brasil, o que significa motivação adicional para Prandelli. "Vamos enfrentar talvez a melhor seleção do mundo, e isso será ótimo para avaliarmos o nosso trabalho."

No sexto capítulo da série sobre os oito participantes da Copa das Confederações, o Estado faz um raio X dos vice-campeões europeus. A seleção italiana trocou a preocupação excessiva com a defesa pelo jogo criativo e de posse de bola

Conquistas

Gianluigi Buffon

Goleiro É o capitão do time e uma garantia no gol. É o titular da seleção há 15 anos, disputou as três últimas Copas do Mundo e foi eleito quatro vezes o melhor de sua posiçãoIdade: 35 anos (28/1/78)
Clube: Juventus

Andrea Barzagli

Zagueiro Bom no jogo aéreo e eficiente também por baixo. Vem de duas temporadas muito regulares na Juve e é um dos homens de confiança de Prandelli.Idade: 32 anos (8/5/81)
Clube: Juventus

Giorgio Chiellini

Zagueiro Na Juve forma um trio de zagueiros com Barzagli e Bonucci, mas na seleção tem sido improvisado na lateral. Costuma fazer gols de cabeça.Idade: 29 anos (14/8/84)
Clube: Juventus

Ignazio Abate

Lateral-direito É um meio-campista que foi transformado em lateral no Milan. Ganhou a posição de Maggio por ser mais eficiente na marcação e estar melhor fisicamente.Idade: 27 (12/1/86)
Clube: Milan

Daniele de Rossi

Lateral-esquerdo Remanescente do time campeão do mundo de 2006. É o mais marcador do meio-campo, mas não se limita a isso. Sabe o que fazer com a bola.Idade: 29 anos (24/7/83)
Clube: Roma

Leonardo Bonucci

ZagueiroSeu entrosamento com Barzagli o ajudou a arrumar um lugar no time. Joga sério e é o rebatedor do setor defensivo.Idade: 26 anos
Data de nascimento: 1/5/87

Riccardo Montolivo

Meio-campo Ajuda Pirlo a organizar a saída de bola. É um jogador de muita qualidade técnica que Prandelli transformou em segundo volante.Idade: 28 anos (18/1/85)
Clube: Milan

Andrea Pirlo

Volante O maestro do time. Preciso nos passes e nas bolas paradas, é a referência técnica da Azzurra. Mais um remanescente da seleção que conquistou o tetra.Idade: 34 anos (19/5/79)
Clube: Juventus

Claudio Marchisio

Meio-campo É o jogador que mais se movimenta no meio-campo e o que mais aparece na área para finalizar. Fez uma ótima temporada em seu clube.Idade: 27 anos (19/1/86)
Clube: Juventus

Emanuele Giacherini

Atacante Corre muito e joga para o time, mas não é apenas um operário. Sabe tocar a bola e gosta de entrar na área para finalizar.Idade: 28 (5/5/85)
Time: Juventus

Mario Balotelli

Atacante Forte, habilidoso e goleador, é um perigo para os adversários. E seu temperamento explosivo o torna um perigo para Prandelli.Idade: 22 anos (12/8/90)
Clube: Milan

MARIO BALOTELLI

Super Mario, como é conhecido, é pródigo em gols e polêmicas. Foi decisivo na arrancada do Milan no Italiano (12 tentos em 13 jogos), mas quase trocou sopapos com Roberto Mancini, seu técnico no City. Primeiro negro a fazer um gol pela Azzurra, foi alvo de ofensas racistas da Roma.

O Técnico

Cesare Prandelli
Assumiu a seleção depois da frustrante campanha na Copa 2010 e trocou o estilo defensivo pela habilidade e o toque de bola. Com a reformulação, chegou ao vice da Eurocopa e ganhou a confiança da torcida

Uniformes