O Japão tem um trunfo que seleções mais fortes não terão na disputa da Copa das Confederações: o "fator casa". Por causa da grande colônia japonesa que vive no País, o time espera contar com o apoio das arquibancadas para alcançar as semifinais do torneio. A tarefa, no entanto, será árdua. Em um grupo que conta com Brasil, Itália e México, o Japão é o azarão. Por isso, o time do treinador italiano Alberto Zaccheroni terá uma missão quase impossível.

Zaccheroni aposta na experiência internacional (e no talento) dos jogadores que atuam no futebol europeu. Oito deles jogam na Alemanha, mas o craque do time vem da Inglaterra.

O meia Shinji Kagawa, do Manchester United, que já recebeu muitos elogios de Alex Ferguson, é a estrela e o principal jogador do time montado por Alberto Zaccheroni.

O técnico arma a equipe no esquema 4-5-1. Kagawa faz uma boa dupla de armadores com Keisuke Honda, outro destaque da seleção, que atua no CSKA, da Rússia. Na defesa, quem brilha é o zagueiro Maya Yoshida, do Southampton, da Inglaterra.

Conquistas

Eiji Kawashima

Goleiro Kawashima é o goleiro titular do Japão desde a Copa do Mundo da África do Sul, realizada em 2010. O jogador atuava no Kawasaki Frontale, do Japão, mas logo depois da competição foi transferido para o Standard de Liège, da Bélgica. Ele é considerado o primeiro goleiro japonês que fez sucesso no exterior.Clube: Standard de Liège (Bélgica)
Data de Nascimento: 20/03/1983

Yasuyuki Konno

Zagueiro Natural de Sendai, Konno fez a sua estreia pela seleção em 2005, sendo escolhido o melhor jogador em campo contra a China. Porém, o desempenho não impressionou Zico, técnico do Japão na época, que o deixou de fora da Copa do Mundo de 2006. Depois da saída do brasileiro, o zagueiro voltou a conquistar seu espaço e é considerado um dos titulares da equipe. Ele é um dos remanescentes da equipe titular que ainda atua no futebol Japonês.Clube: Gamba Osaka (Japão)
Data de Nascimento: 25/01/1983

Maya Yoshida

Zagueiro Como capitão da equipe, Yoshida teve boas atuações pela seleção japonesa nos Jogos Olímpicos de Londres. Graças a esse bom desempenho, o então zagueiro do clube holandês VVV-Venlo, despertou interesse do Southampton, onde atua hoje. Yoshida participou de praticamente todos os jogos da atual temporada e deve ser figurinha carimbada na Copa de 2014.Clube: Southampton (Inglaterra)
Data de Nascimento: 24/08/1988

Atsuto Uchida

Lateral-direito Desde garoto Uchida já se destacava nas seleções de base do Japão. O jogador fez sucesso pela lateral-direita da sub-16, 18 e 20, e acabou contratado pelo Kashima Antlers. Com boas atuações e convocações para a seleção principal, despertou interesse de grandes da Europa e foi contratado pelo Schalke 04, da Alemanha.Clube: Schalke 04 (Alemanha)
Data de Nascimento: 27/03/1988

Gotoku Sakai

Lateral Sakai chama atenção por sua pouca idade. Com apenas 22 anos, o jogador já participa de algumas partidas como titular da seleção japonesa.Clube: VfB Stuttgart (Alemanha)
Data de nascimento: 14/03/1991

Makoto Hasebe

Meio-campo Hasebe é considerado o grande líder da seleção japonesa. Não é a toa que é ele o capitão da equipe. No início da temporada, o meia entrou em conflito com seu treinador no Wolfsburg e amargurou algumas partidas no banco de reserva, o que refletia no seu desempenho no Japão. Porém, a equipe não teve bons resultados e o técnico foi demitido. Agora, Hasebe voltou a ganhar oportunidades na equipe e, aos poucos, volta a atuar com regularidade.Clube: VfL Wolfsburg (Alemanha)
18/01/1984

Yasuhito Endo

Meio-campo Endo é um dos jogadores mais experientes da seleção japonesa. Mesmo sendo considerado um jogador habilidoso, ele nunca atuou fora do país e permanece até hoje no futebol japonês, jogando pelo Gamba Osaka.Clube: Gamba Osaka (Japão)
28/01/1980

Keisuke Honda

Meio-campo Honda foi o grande destaque do Japão na Copa do Mundo de 2010. O jogador é um dos grandes responsáveis pela armação das jogadas japonesas. O meia ficou afastado por causa de uma lesão nesta temporada, mas aos poucos vai retomando o bom futebol já mostrado no CSKA. A expectativa é de que ele se transfira para um clube maior, assim como aconteceu com Kagawa.Clube: CSKA (Rússia)
Data de nascimento: 13/06/1986

Shinji Kagawa

Lateral-direito Kagawa é considerado o craque da equipe. Jogador fundamental no Borussia Dortmund, o japonês foi contratado a peso de ouro pelo gigante Manchester United. O jovem não foi muito utilizado durante a temporada, mas quando foi solicitado, não decepcionou. Inclusive chegou a marcar três gols em uma mesma partida.Clube: Manchester United (Inglaterra)
Data de nascimento: 17/03/1989

Hiroshi Kiyotake

Atacante Kiyotake é considerado uma das melhores revelações do futebol japonês. O meia, que atuava no Cerezo Osaka, teve boa atuação nos Jogos Olímpicos de Londres e foi contratado pelo Nuremberg, da Alemanha.Clube: VfB Stuttgart (Alemanha)
Data de nascimento: 16/04/1986

Shinji Okazaki

Atacante Okazaki pode ser considerado o 'matador' da equipe japonesa. No atual elenco, ele é o que mais marca gols. Sem muita habilidade, ele é o típico centroavante, camisa 9, que coloca a bola para dentro. O único ponto negativo é que não teve muitas oportunidades na temporada alemã.Clube: VfB Stuttgart (Alemanha)
Data de nascimento: 16/04/1986

SHINJI KAGAWA

É um meia bastante rápido, com boa visão de jogo e faro de gol. Brilhou tão intensamente no Borussia Dortmund que chamou a atenção do Manchester United, um dos maiores clubes do mundo

O Técnico

Alberto Zaccheroni
Com a experiência de quem dirigiu Milan, Internazionale e Juventus, assumiu o comando da seleção em 2010 e, no ano seguinte, conquistou a Copa da Ásia. Seu trabalho é muito apreciado no Japão

Uniformes