Maior vencedor da Copa das Confederações com três títulos (1997, 2005 e 2009) em seis participações, o Brasil disputa a competição por ser país-sede e não por causa de conquistas recentes. Desde o fracasso na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, a seleção ainda não se reencontrou. Na última competição que disputou, por exemplo, a Copa América de 2011, caiu logo nas quartas de final diante do Paraguai. O time chegou a ficar mais de três anos sem derrotar um rival campeão do mundo, jejum que só terminou domingo, na vitória por 3 a 0 sobre a França.

Um dos principais problemas da equipe é a falta de identidade. Quando Mano Menezes parecia ter encontrado o caminho para, enfim, conseguir dar padrão de jogo e conjunto à equipe, ele foi demitido e em seu lugar entrou Luiz Felipe Scolari. O desafio do novo treinador é comandar o processo de rejuvenescimento do time para corresponder às enormes expectativas em torno da seleção para 2014 e conquistar o apoio da torcida. Ao lado do também campeão do mundo Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico da seleção, uma função importante de Felipão é diminuir o peso nas costas dos jogadores e, assim, fazer com que o grupo jogue com mais confiança.

Mesmo sem muito tempo para treinar, Felipão busca dar um mínimo de entrosamento ao time. Com uma equipe organizada e bem compactada, e jogando em casa, ele sabe que a seleção será um adversário muito difícil de ser batido. Dificilmente alguma equipe vai encarar a seleção dona da casa de igual para igual. E para vencer o bloqueio dos rivais, o Brasil conta com a genialidade de Neymar, a criatividade do Oscar, a força de Hulk e o faro de gol de Fred.

Somado a esse quarteto ofensivo, as outras armas do time são as investidas de Marcelo pela esquerda e os avanços de Paulinho pelo meio. Na defesa, a seleção conta com a experiência do goleiro Julio Cesar e a segurança de Thiago Silva e David Luiz, dois dos melhores zagueiros do mundo na atualidade.

Conquistas

Julio Cesar

Goleiro Afastado da seleção por Mano Menezes, voltou com a chegada de Felipão ao comando da equipe. Teve ótimos momentos no Campeonato Inglês, mas seu time acabou caindo para a Segunda DivisãoClube: Queens Park Rangers (Inglaterra)
Idade: 33 anos (3/9/1979)

Thiago Silva

Zagueiro Está no grupo dos titulares absolutos da seleção. E com méritos, já que é um dos melhores zagueiros do mundo. Com seu espírito de liderança, deve ser o capitão da equipe na Copa das ConfederaçõesClube: Paris Saint-Germain (França)
Idade: 28 anos (22/9/1984)

David Luiz

Zagueiro Vive um momento muito bom em seu clube, inclusive jogando como volante em várias partidas - e muito bem, aliás. Não será surpresa alguma se Felipão decidir utilizá-lo nessa função em sua equipeClube: Chelsea (Inglaterra)
Idade: 26 anos (22/2/1987)

Daniel Alves

Lateral-direito Ganhou no Barcelona o status de melhor lateral-direito do mundo. Embora já não esteja em seus melhores dias, continua sendo uma peça muito importante na seleção brasileira, especialmente no sistema ofensivoClube: Barcelona (Espanha)
Idade: 30 anos (6/5/1983)

Marcelo

Lateral-esquerdo Embora alguns problemas físicos e desentendimentos com o técnico do Real Madrid, José Mourinho, tenham feito o jogador perder espaço no clube espanhol, é titular indiscutível na equipe de FelipãoClube: Real Madrid (Espanha)
Idade: 25 anos (12/5/1988)

Paulinho

Volante Por ser bastante técnico, em seu clube é um misto de volante e meia. Na seleção, era titular na época de Mano Menezes, mas Felipão exige mais força defensiva de seus volantes e, por isso, ele perdeu espaçoClube: Corinthians
Idade: 24 anos (25/7/1988)

Luiz Gustavo

Volante Marca bem e tem bom toque de bola, por isso fez fama no futebol alemão e acabou sendo contratado pelo Bayern. Embora seja reserva no clube de Munique, conta com a admiração de FelipãoClube: Bayern de Munique (Alemanha)
Idade: 25 anos (23/71987)

Oscar

Meio-campo Lançado na seleção por Mano Menezes, foi mantido por Felipão porque dá ao time leveza e criatividade. Muitos pensaram que fracassaria na Inglaterra por seu porte físico pequeno, mas está se saindo bem por láClube: Chelsea (Inglaterra)
Idade: 21 anos (9/9/1991)

Hulk

Atacante Famoso por sua força física e pela potência do seu chute com a perna esquerda, era titular na época de Mano Menezes. Perdeu espaço com Felipão, mas assim mesmo continua fazendo parte do grupoClube: Zenit São Petersburgo (Rússia)
Idade: 26 anos (25/7/1986)

Neymar

Atacante O maior craque surgido no futebol brasileiro nos últimos anos é a grande esperança de Felipão e da torcida. Entretanto, ainda carrega a pecha de não brilhar pela equipe nacional nos grandes jogosClube: Santos
Idade: 21 anos (5/2/1992)

Fred

Atacante Principal estrela do campeão nacional, é a aposta de Felipão para ser o artilheiro da seleção. Nos primeiros jogos do treinador em sua volta à equipe, mostrou seu faro de gol apurado e se garantiu como titular Clube: Fluminense
Idade: 29 anos (3/10/1983)

NEYMAR

Mesmo longe da sua melhor fase, o craque continua como grande destaque da equipe. É o tipo de jogador que pode decidir em uma única jogada. Com Felipão, tem atuado com liberdade e não fica mais tanto na ponta esquerda

O Técnico

Luiz Felipe Scolari
Campeão do mundo em 2002, Felipão voltou à seleção no fim do ano passado com o desafio de recolocar a equipe no caminho das conquistas. O treinador ainda busca o time ideal, mas uma coisa é certa: proteger a defesa é sua prioridade

Uniformes