Os dez perigos da farmácia doméstica

Assim como sua saúde, a caixinha de remédios também precisa de atenção

27º Curso Estado de Jornalismo

Caroline Monteiro e Jonas Lírio

Basta uma pesquisa no Google para encontrar inúmeras dicas de quais remédios ter em casa para uma dor de cabeça mais forte ou uma tosse que não passa. Mas os medicamentos que você guarda na sua farmácia pessoal precisam de cuidados específicos, porque o uso inadequado pode anular o efeito de outros remédios ou mascarar doenças.

“Se a dor de cabeça aparece de vez em quando, não tem problema tomar o remédio que você está acostumado”, diz o clínico geral Arnaldo Linchtenstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mas se a dor não melhorar ou se vier com características diferentes, é melhor consultar um médico, recomenda.

Veja as dicas dos farmacêuticos Julieta Ueta, da Universidade de São Paulo (USP), e André Baldoni, da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), sobre dez perigos que a sua farmácia doméstica pode trazer. E lembre-se: um remédio que faz bem para você pode não ser eficaz para outra pessoa. Quem indica o que é melhor para cada problema de saúde são os profissionais especializados.