Rotina de estética é facilitada com apps que agendam horários em salões ou levam profissionais até o cliente

Nathália Larghi

Precisa de uma manicure em casa? Quer agendar uma escova no cabelo, no salão mais perto de onde você tem aquele evento do trabalho? Aplicativos de serviços de beleza resolvem seu problema em poucos segundos.

Lançado há um ano, o Singu leva especialistas em manicure, maquiagem, penteado e massagem até os clientes. Basta indicar o serviço desejado que a plataforma aciona um profissional para atendê-lo. “Queremos dar eficiência aos tratamentos mais usados, tornando-os mais cômodos e baratos, com preços fixos”, explica o criador do aplicativo, Tallis Gomes.

A flexibilidade de horário e o número de profissionais trabalhando com o aplicativo fizeram a advogada Lara Marujo trocar a esmalteria pelas manicures do app. "Elas começam a atender às 8 horas, antes do meu expediente, e vão em casa”, afirma Lara. “Isso para mim é ótimo." Para os demais serviços, a advogada ainda prefere os estabelecimentos convencionais, com profissionais que conhece há mais tempo.

Esse padrão de usar os aplicativos de forma complementar aos salões é um indício de que os estabelecimentos físicos estão longe de acabar. “Nós atendemos a necessidade da mulher contemporânea, que agenda o tratamento para a hora que der”, explica o fundador do Singu. “E o salão é uma experiência, as pessoas vão continuar indo, mas nem sempre.” Por isso, Gomes acredita que o modelo tradicional sofrerá com o impacto da entrada no mercado de apps de “beleza delivery”.

As grandes redes de salão de beleza já perceberam essa mudança no comportamento dos clientes. Tanto que decidiram se associar a aplicativos que mostram para as clientes uma lista com os estabelecimentos mais próximos para a data e horário desejados. É o caso do Vaniday, que conta com mais de 2.500 salões cadastrados em São Paulo e no Rio.

O CEO da empresa, Cristiano Soares, explica que a ideia do aplicativo é oferecer comodidade, mas mantendo a experiência de estar em um salão. “Ao invés de um desconhecido ir até a sua casa, a gente oferece a opção de um salão na esquina.”

O Hora do Salão, outro app que segue esse conceito, foi o escolhido por sete salões de beleza da rede Jacques Janine para ajudar no agendamento online de serviços. Tudo para facilitar a vida da cliente. Mas, por enquanto, o grupo não está discutindo soluções para evitar a concorrência dos serviços de delivery, segundo a gerente de Marketing, Marcela Belas. "A brasileira gosta muito de salão”, justifica. “Nossas clientes vão lá para conversar, passar o dia, encontrar amigas. E isso nós também oferecemos.”