Na propaganda, motes hoje impensáveis

Politicamente correto não era preocupação



Roberto Bascchera /
do Estadão.com

Numa Kombi cabem 90 pneus, ou 23 televisores de 23 polegadas, ou 650 caixas de sapatos, ou oito bezerros, ou nove adultos e três crianças. Oito bezerros? Doze pessoas? Nos anos 1960 e 1970, época em que o politicamente correto não ditava regras, a Volkswagen desfiava as qualidades da Kombi em sua propaganda sem se preocupar com patrulhamentos.

Hoje seria impensável contar que num espaço de 5 metros cúbicos, e fechado, o utilitário transportou oito bezerros de Goiânia a São Paulo, num trajeto de mil quilômetros. "E, ao que parece, gostaram da viagem", dizia o texto, que vinha acompanhado de uma foto dos animais saindo da perua (não se sabe se atordoados ou aliviados com o fim da viagem...). E o que dizer do fato de que, tendo nove assentos, incluindo o do motorista, o carro levava 12 pessoas, incluindo-se aí três crianças? "... e ainda sobrou lugar", dizia o anúncio.

Líder de mercado em seu segmento até o fim da linha, a Kombi sempre teve destacados, nas peças publicitárias, custo-benefício, espaço interno, versatilidade e facilidade de manutenção. No boletim "Informações aos Revendedores", de 30 de abril de 1960, já com seus produtos consolidados, a montadora pergunta: "É preciso fazer propaganda do Volkswagen?". O texto diz que "o produto é bem conhecido, a procura é grande e a oferta, por seu turno, não consegue atendê-la". Então, por que anunciar? "O que se faz é manter o público constantemente informado sobre o Volkswagen."

1958/59 – Êste "cabloco" sim que é bom! Inter-Americana
1958/59 – VW-Kombi um espaçoso furgão que se transforma instantâneamente em confortável perua Inter-Americana
1958/59 – Atenção homem do campo! Inter-Americana
1960 – Kombi Volkswagen solução do bom senso para um mundo de tarefas! Alcantara Machado
1960 – Furgão Volkswagen Alcantara Machado
1960 – Kombi Volkswagen solução do bom senso para um mundo de tarefas! Alcantara Machado
1960 – Kombi Volkswagen vence em toda a linha Alcantara Machado
1961 – ...e ainda sobrou lugar Alcantara Machado
1961 – A sua atual camioneta passa por êstes testes? Alcantara Machado
1961 – Sua mercadoria viaja de 1ª Classe Alcantara Machado
1961 – No transporte das mais diversas cargas até 830 quilos Alcantara Machado
1961 – Kombi 6 portas Alcantara Machado
1961 – O que V. deve saber sobre a Kombi Volkswagen Alcantara Machado
1961 – Pé de boi Alcantara Machado
1961 – Tamanho não é documento Alcantara Machado
1961 – Para que alimentar cavalos supérfulos? Alcantara Machado
1961 – Os dois lados da Kombi Volkswagen Alcantara Machado
1961 – Mais 1, 2, 3, 4... a Kombi agora tem 15 janelas Alcantara Machado
1963 – Teste de estrada sem estrada. Proeme
1963 – 3x1 Proeme
1963 – Entrada para outra Kombi Proeme
1963 – Você está vendo 3 veículos (mas o preço é de 1 só) Proeme
1963 – Onde cabe um Volkswagen, cabe outro Volkswagen Proeme
1963 – Filiais em todo o Brasil: uma Kombi Proeme
1963 – 21 dores-de-cabeça que a Kombi não dá Proeme
1963 – ...e domingo também é dia de Kombi Proeme
1963 – O grande Volkswagen de Luxo Proeme
1963 – Absurdo (Por que gastar dinheiro se o Furgão VW já vem coberto?) Proeme
1963 – Tem cara de Kombi, é do tamanho da Kombi, mas não é Kombi. Proeme
1963 – Receita do utilitário ideal Proeme
1964 – O que se vê por baixo de uma Kombi? Proeme
1964 – Bom senso para 1,2,3,4,5... 6,7,8,9 ... Proeme
1964 – Como carregar o barco... ... e o pessoal que carrega o barco Proeme
1964 – Como entregar um cêsto de pães e ainda ganhar dinheiro. Proeme
1964 – O que os fazendeiros gostam mais na Kombi Volkswagen Proeme
1964 – Tente isso com outra camioneta. Proeme
1964 – Como iniciar a mais econômica campanha de propaganda Proeme
1964 – Kombi Volkswagen: Economia de sol a sol Proeme
1964 – Assim se ganha a vida... Assim se goza a vida... Proeme
1964 – Na Kombi cabe. Proeme
1964 – Com a Kombi ninguém fica em casa Proeme
1964 – Como cortar despesas Proeme
1965 – Onde a Kombi faz mais economia? Alcantara Machado
1965 – A Kombi pe a melhor maneira de transportar 23 televisores. Alcantara Machado
1965 – É isto que nós chamamos vão livre. Alcantara Machado
1965 – A Kombi transporta 9 pessoas. Às vezes. Alcantara Machado
1965 – Carro esporte Alcantara Machado
1965 – Tamanho luxo. Tamanho econômico. Alcantara Machado

Nos anos 90, com a abertura do mercado aos produtos importados, a concorrência aumentou, principalmente a dos concorrentes asiáticos, mas a liderança prosseguiu. Em 2013, a linha de montagem funcionava em dois turnos e operava com 124 trabalhadores na pintura, 310 na armação e 320 na montagem final, segundo a Volkswagen. No total, eram fabricadas 150 unidades por dia.

Independentemente da liderança de vendas, a criatividade dos publicitários contratados pela montadora sempre sobressaiu. Numa das peças, também dos anos 60, a vantagem de a Kombi ter motor refrigerado a ar era mostrada com ironia: "O furgão leva mais de um radiador", dizia o texto, numa provocação aos carros que "ferviam". "Leva mais de 30 radiadores, mas não usa nenhum". Outra virtude do compacto motor boxer era realçada pela pergunta: "Para que alimentar cavalos supérfluos?" O problema é que, no início, o motor de 1.192 centímetros cúbicos de cilindrada desenvolvia apenas 30 cv.

Filmes de época

1968: Lutadores

1968: Espaço

1969: Fantoche

1970: Japonês

1971: Construção

1973: Máquina de calcular

1983: Petróleo

1985: Junqueira

1984: Lutadores




Para lembrar: a história da Kombi no Brasil