Como era ser adolescente nos anos 1970? E nos 1980? Uma breve conversa com os jovens dessa época sobre quais eram os objetos de desejo mostra que o perfil de consumo do brasileiro mudou bastante. Antes, um item como o walkman inspirava individualidade, já um par de tênis All Star era coisa de gente rica, que viajava para o exterior.
O consumo varia conforme a dinâmica de comportamento. É o que afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra. Para o especialista, um exemplo de alteração de comportamento recente é o da geração millennial, de quem está na casa dos 20 anos. “Para essa turma, a experiência passa a contar mais do que a possibilidade de comprar produtos de alta durabilidade. Os jovens hoje preferem chamar um Uber a gastar as economias em um carro, por exemplo”, diz Terrra.
Em colaboração com especialistas do Caderno 2, do E+ e do Jornal do Carro, mapeamos os principais desejos de consumo dos adolescentes nas últimas cinco décadas.
Para acessar a descrição das imagens da galeria interativa ou ouvir o conteúdo em áudio pela ferramenta Audima, acesse esta outra página adicional do Por Minha Conta.