Mais do que um compromisso, uma obrigação

Confira os itens de acessibilidade do site e algumas das ferramentas que você também pode usar na sua página

A acessibilidade digital é um compromisso do Por Minha Conta. Bem mais do que isso, é um direito dos que têm algum tipo de deficiência. E uma obrigação na internet desde 2015, definida pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/2015. Boas referências não faltam para começar a mudar a realidade de páginas pouco acessíveis.

Neste site, além de seguir alguns parâmetros específicos, contamos com a ajuda de especialistas no tema, como Simone Freire, Suzeli Damaceno e William Daflita, do Movimento Web para Todos, parceiros desde o primeiro momento. E com o auxílio incansável de Gustavo Torniero e Amauri Duarte (do site www.daltonicos.com.br). Nos vídeos, nossa intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi a Karina Zonzini, do projeto Surdo Mundo.

Só com a colaboração deles chegamos a este formato de site, que, em si, é uma busca pelas melhores soluções possíveis. Caso das páginas de editorias desenvolvidas com formato que pode ser mais intuitivo para alguns grupos de deficientes visuais – você só acessa esse tipo de navegação clicando no pequeno olho que aparece após a descrição de cada tema, na home principal. Já os deficientes visuais recebem indicações claras ao passarem seus leitores de texto no símbolo.

Mas, às vezes, podem faltar adaptações. Caso você encontre dificuldades ou tenha sugestões para melhorar a página, entre em contato pelo e-mail foca@estadao.com.

Logo no alto do site, é possível ver a barra de cabeçalho, com opção de aumentar ou diminuir o tamanho do texto em até 20%. Você também consegue alterar as cores com a versão alto-contraste, que facilita a navegação das pessoas com baixa visão. Confira, abaixo, outros itens de acessibilidade:

VLIBRAS
Em fundo cinza, o boneco virtual Ícaro, do VLIBRAS, faz sinais em LIBRAS para informar que o site pode ser acessado em LIBRAS. Ele é moreno, tem olhos castanhos e usa camisa azul e calça preta.

É uma ferramenta gratuita que transforma textos em português para Libras. O dispositivo pode ser usado no computador desktop, em smartphones e em tablets. Basta fazer a instalação do plugin no navegador. Usar o VLIBRAS é simples. Selecione o texto desejado, dê um clique e pronto: o conteúdo textual escolhido será traduzido, melhorando a experiência de pessoas surdas ou com deficiência auditiva que não foram alfabetizadas em português.

Confira o site do VLIBRAS para fazer a instalação ou acessar mais informações

Audima
Com ele é possível converter textos em áudio, facilitando a navegação de pessoas com deficiência visual ou simplesmente permitindo que o conteúdo seja ouvido enquanto se realiza outra atividade. Em nosso site, basta dar um clique no player que aparece no canto direito da página, perto da barra de compartilhar nas redes sociais.

Leitores de tela
Pessoas com deficiência visual podem acessar o Por Minha Conta pelo leitor de tela (software que converte texto em áudio) de sua preferência.

Vídeos
Os conteúdos em vídeo do Por Minha Conta têm legendas e janela de Libras para as pessoas com deficiência auditiva. Os mesmos vídeos serão disponibilizados com audiodescrição, mas em links diferentes. A solução é a mais adequada para usuários cegos e/ou com deficiência visual.

Podcasts
A série de podcasts disponibiliza acesso ao conteúdo por meio da transcrição do áudio. Para acessar, basta clicar no botão “Abrir transcrição do áudio”, que fica abaixo do player.

Atalhos de leitura
Utilizamos no cabeçalho acessível (cinza, no alto da home) atalhos padronizados pelo governo brasileiro no eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O (1), que indica o uso das teclas ALT+1, permite chegar diretamente ao conteúdo principal da página. Já o (3), para que se utilize o ALT+3, leva ao sistema de busca interna do site, que é mais uma forma de navegação.

Você pode saber mais em:
Conversão dos textos em áudio pelo Audima – acesse o portal da ferramenta
Dicas, práticas e informações sobre acessibilidade na internet – veja o site do Movimento Web Para Todos
Interpretação de Libras – confira a página do projeto Surdo Mundo no Facebook
Acessibilidade na web para daltônicos – entre no portal www.daltônicos.com.br