Cartão de crédito sendo inserido em uma maquininha.
Os descontos em cashback podem ser utilizados com qualquer cartão de crédito | Foto: Werther Santana/Estadão - 29/08/2018

Conheça sites de cashback, que devolvem parte dos seus gastos no cartão

Lógica das plataformas lembra a dos programas de fidelidade, só que você pega alguma grana de volta - e não pontos para viajar ou comprar produtos

Matéria anterior Próxima matéria

Quer fazer uma compra no cartão e ter algum dinheiro de volta? É o que fazem as empresas que lidam com o chamado cashback, que garantem o retorno de parte da sua grana, em aquisições feitas em lojas físicas ou virtuais. Muito comum nos Estados Unidos, esse sistema só agora vem ganhando força no Brasil.

Se você está acostumado com a lógica dos programas de fidelidade, entender o cashback é fácil. A diferença é que, em vez de pontos, o consumidor recebe parte do dinheiro em reais. Para essa conta “fechar”, os lojistas repassam uma comissão a sites e aplicativos parceiros que, por sua vez, dividem o montante com o usuário.

Mas não é porque esses benefícios existem que você deve abusar no shopping. “Como acontece com o cartão de crédito, é preciso ter cuidado para não se entusiasmar demais e comprar coisas inúteis”, diz Marcelo Coutinho, coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Getúlio Vargas. Em uma das plataformas, a Beblue, no entanto, o pouco uso pode ser um problema: o aplicativo cobra taxa de inatividade se a conta não for movimentada no período de cem dias.

Estudante de Fonoaudiologia da Unifesp, Maria Clara Martins Pace, de 21 anos, está sempre atenta ao prazo do Beblue e aprova o sistema de cashback. “A ideia é inovadora. Só acho que ainda são poucos estabelecimentos cadastrados”, afirma. “Os comerciantes deveriam aderir, porque isso incentiva a fidelidade.”

Atualmente, o Beblue tem 15.200 lojas parceiras espalhadas pelo Brasil. A maioria dos usuários é jovem, com idade entre 20 a 34 anos.  “Ainda temos uma presença tímida, apesar de sermos o principal programa de recompensa do País”, diz o CEO da plataforma, Daniel Abbud.

Na opinião de Abbud, o cashback ainda caminho a passos lentos no País porque esse tipo de indústria demanda bastante capital, por se tratar de uma ferramenta que conecta dois setores: estabelecimentos comerciais e usuários finais. “Adquirir e manter grupos distintos de clientes não é barato.”

Integrante da equipe de comunicação da Méliuz, empresa especializada em compras online, Camila Russar tem visão mais positiva e acredita que o setor pode dobrar de tamanho no atual cenário de crise. “Os programas de fidelidade passaram a ser mais valorizados pelos consumidores, que buscam aproveitar ao máximo seu dinheiro.” A Méliuz conta com 1.600 lojas parceiras. Segundo a empresa, não existe concentração de usuários por faixa etária.

Foi através de uma Youtuber que a universitária Juliana Frygoudakis, de 23, conheceu o Méliuz e passou a recuperar uma parte do que gasta em suas compras online. “Acho interessante. Não custa nada, é bom e devolve dinheiro.” Estudante de administração da Unifei, ela chegou a recuperar R$ 60 de uma só vez, por meio de uma promoção especial. “Mas, em geral, a gente acumula aos poucos. Normalmente, espero juntar uma quantia boa e coloco em minha conta bancária.”

Para Thiago Nascimento, da Associação de Educação Financeira do Brasil, outro motivo para a baixa adesão da população aos aplicativos é a desconfiança. “Todo mundo tem um pé atrás quando se trata de dinheiro. As empresas precisam ser mais pedagógicas para mostrar que tudo é seguro.” O tradicional receio dos brasileiros quanto a qualquer programa que envolva dinheiro impede, por exemplo, até mesmo adesão a iniciativas governamentais como a Nota Fiscal Paulista, de acordo com ele.

Nascimento ainda reforça que pessoas acima de 40 anos, que passaram pelo trauma da superinflação e do confisco das poupanças no governo Collor, costumam ser financeiramente mais conservadoras. Algo que é mais simples com os jovens.

Foto: Negative Space / PexelsFoto de uma pessoa com seu cartão de crédito e seu computador, muito provavelmente realizando compras online.
Compras online são comuns entre jovens, que não têm medo da rede

Aplicativos de cashback são mesmo seguros?

Até aqueles de vida financeira mais conservadora podem ficar tranquilos: os aplicativos são seguros e inspirados em experiências internacionais, como o Ebates, criado em 1998, nos Estados Unidos, país no qual cupons de descontos são extremamente comuns há anos. Muitos sites, como o Méliuz, também trabalham com os tais cupons em lojas brasileiras.

“Sempre existe uma resistência ao novo, demoramos para pegar confiança. É uma questão de hábito”, diz Marcelo Coutinho, da FGV, acreditando que o mercado do dinheiro de volta tomará corpo com o tempo. O site pioneiro no Brasil, Compra3, foi lançado apenas em 2007.

O Por Minha Conta separou as principais empresas de cashback do País. São elas:

1) Beblue

Logo da empresa Beblue.

Como funciona: o saldo de cashback só pode ser usado para efetuar outras compras em lojas parceiras ou para transferir a amigos que também sejam cadastrados. Com o aplicativo baixado em seu celular, basta informar ao lojista que o pagamento será feito via Beblue. Você utiliza seu cartão de débito ou crédito convencional em uma maquininha específica, digita seu CPF e recebe, instantaneamente, parte do valor gasto de volta, na carteira digital da plataforma. Também existe a opção de gerar crédito em sua conta Beblue através do pagamento de um boleto bancário. É cobrada uma taxa de R$ 1,99 para adesão, descontada de seu saldo. Existe uma taxa de inatividade de R$ 19,90 quando o aplicativo fica cem dias sem ser utilizado

Recompensa para o cliente: entre 2% e 200% do preço do produto ou do serviço

Forma de devolução: créditos na plataforma que podem ser utilizados para efetuar outras compras nas lojas parcerias. Apenas créditos depositados por boleto bancário podem ser sacados, com cobrança de taxa de 6%

Lojas físicas ou online? Apenas lojas físicas

Tem cupons de desconto? Não

 

2) Cashola

Logo da empresa Cashola

Como funciona: através de uma extensão instalada no navegador de internet, o consumidor é alertado quando visitar uma loja online cadastrada na solução. A procura por ofertas também pode ser feita no cashola.com.br. Depois da compra, parte do dinheiro é devolvida para uma carteira virtual do usuário

Recompensa para o cliente: entre 0,5% e 18% do preço do produto ou do serviço

Forma de devolução: transferência para conta bancária ou PayPal

Lojas físicas ou online? Apenas online

Tem cupons de desconto? Não

 

3) Ganhe de volta

Logo da empresa Ganhe de Volta

Como funciona: garante cupons de desconto e oportunidades de cashback em diversas lojas online do País. Os estabelecimentos cadastrados podem ser encontrados no site da Ganhe de Volta

Recompensa para o cliente: entre 0,8% e 100% do preço do produto ou do serviço. É preciso ter pelo menos R$ 15 em conta virtual para resgate

Forma de devolução: Transferência para conta bancária

Lojas físicas ou online? Apenas online

Tem cupons de desconto? Sim

 

4) Méliuz

Logo da empresa Méliuz

Como funciona: oferece cupons de desconto de diversas lojas online do Brasil e ainda devolve parte do valor gasto em suas compras. Desde o ano passado, também trabalha com lojas físicas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, bastando ao consumidor informar seu telefone no ato da compra. Os estabelecimentos cadastrados podem ser encontrados no site e no aplicativo da Méliuz

Recompensa para o cliente: entre 1% e 150% do preço do produto ou do serviço. Os cashbacks vão se acumulando na conta do consumidor, que pode resgatá-los quando somarem pelo menos R$ 20

Forma de devolução: transferência para conta bancária do usuário

Lojas físicas ou online? Ambas

Tem cupons de desconto? Sim

 

5) Mooba

Logo da empresa Mooba

Como funciona: oferece cupons de desconto e oportunidades de cashback para consumidores de lojas online. Com a instalação de uma extensão no navegador, o consumidor recebe um alerta quando visitar uma loja parceria da Mooba. As promoções também podem ser encontradas no site da startup. Por fazer parte do grupo Reclame Aqui, o Mooba traz a reputação do e-commerce em questão, o que é interessante sobretudo quando se está comprando em uma loja desconhecida

Recompensa para o cliente: entre 0,5% e 7% do preço do produto ou serviço

Forma de devolução: Transferência para conta bancária do usuário

Lojas físicas ou online? Apenas online

Tem cupons de desconto? Sim

 

6) Poup 

Logo da empresa Poup

Como funciona: cupons de desconto e cashback de grandes lojas e prestadoras de serviço. Todas as promoções podem ser encontradas no site da Poup

Recompensa para o cliente: entre 0,5% e 20% do preço do produto ou do serviço

Forma de devolução: transferência para conta bancária ou PayPal, a partir de R$ 30 acumulados

Lojas físicas ou online? Apenas online

Tem cupons de desconto? Sim