Jovem segura um celular, cuja tela está aberta em uma pasta de aplicativos sobre finanças. Ao fundo, estão cartões de crédito, dinheiro e a tela de um computador.
Existem várias opções de aplicativos para finanças: é só baixar e começar a arrumar a vida | Foto: Luciana Lino/Estadão

13 razões para não ficar no negativo e até ganhar uma grana

Se você não tem a menor ideia de para onde está indo o seu dinheiro e se assusta com a fatura no fim de mês, fique esperto

Matéria anterior Próxima matéria

Organizar as finanças é uma das principais formas de manter uma boa saúde financeira. Para ajudar nessa tarefa, existem diversos aplicativos que facilitam tanto o controle de gastos quanto a busca pela melhor aplicação para fazer seu dinheiro render. É possível anotar despesas e receitas, e verificar sua situação financeira com facilidade e praticidade – sem passar sufoco no fim do mês.

Reunimos 13 razões – ou melhor, 13 apps – para você baixar. As ferramentas estão disponíveis para Android e iOS.

Para acompanhar sua grana

GuiaBolso

Guia Bolso/ReproduçãoLogotipo do aplicativo GuiaBolso, em preto e azul, com fundo branco. Ao lado da palavra, há uma seta azul para cima.
Logotipo do aplicativo GuiaBolso

Você precisa criar um login e uma senha para ter acesso ao conteúdo do aplicativo. O diferencial é que ele pede o cadastro de sua conta bancária, para ajudar de forma mais rápida no planejamento de suas finanças e atuar diretamente com seus dados bancários. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do GuiaBolso.
Pontos fortes: A inserção dos gastos é feita de forma automática graças à opção de integrar a conta do banco, deixando seu uso mais funcional. É mais prático do que anotar tudo à mão!
Pontos fracos: O usuário precisa ter uma conta bancária, já que as funcionalidades do aplicativo estão integradas com os bancos.
Com a palavra: Piero Vicenzi, de 21 anos, estudante – “Acho bem intuitivo e fácil de usar. O aplicativo me ajuda muito a ter um planejamento mensal”, diz. “Passei a saber o que faço com meu dinheiro e a organizar minhas compras.”

Mobills

Mobills/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Mobills, com um quadrado formado por um retângulo azul, com ícone de livros; um balão de mensagens amarelo; e um retângulo verde, com ícone de cifrão.
Logotipo do aplicativo Mobills

As receitas e despesas são adicionadas manualmente. O aplicativo dá a opção de estabelecer metas e observar quais são os seus principais gastos em diferentes categorias, como alimentação, educação e lazer, entre outros. O aplicativo é parcialmente gratuito – algumas funcionalidades estão disponíveis apenas na versão paga. Ele está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do Mobills.
Pontos fortes: É possível customizar a tela inicial do app. Entre as opções estão balanço mensal, tela de investimentos e até frases inspiradoras.
Pontos fracos: É necessário pagar uma conta premium de R$14,90 ao mês, que dá acesso a diferentes modalidades úteis, como número ilimitado de inclusões de despesas e receitas, extrato detalhado e acesso a gráficos e relatórios.
Com a palavra: Thais Hana Chung, de 27, estilista – “Baixei o app para criar uma poupança para viajar em 2020. Uso todo dia para anotar os meus gastos e pude perceber um padrão na forma que uso e guardo meu dinheiro. Antigamente, tinha a sensação de que algo estava errado ao ver meu saldo. Agora, fico surpresa em ver como tenho sempre mais do que imagino.”

Orçamento Fácil

Orçamento Fácil/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Orçamento Fácil em fundo amarelo. Há um gráfico em formato de pizza nas cores azul, vermelho e verde, com um desenho de uma carteira marrom com dinheiro ao lado.
Logotipo do aplicativo Orçamento Fácil

As receitas e despesas são adicionadas de forma manual. O aplicativo tem uma tela inicial de fácil interface e diferentes abas, deixando seus dados mais organizados. Também é parcialmente gratuito. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Pontos fortes: Antes de começar a inserir suas receitas e gastos, o app incentiva o usuário a adicionar algumas informações sobre sua conta, que não precisa ser necessariamente bancária – pode ser o que tem na sua carteira. Também é legal inserir informações de cartão de crédito, como data de vencimento, para ajudar na organização.
Pontos fracos: A segurança do acesso ao app, com senha, só está disponível na versão paga.
Com a palavra: Karine Menoncin, de 21, estudante: “Baixei em junho do ano passado. Gosto de catalogar o tipo de despesa e posso identificar de qual conta bancária saiu o pagamento para cada boleto. Ele é gratuito, leve, não trava no meu celular, me permite gerenciar até três contas, mostra o resumo das despesas e receitas e tem gráficos.”

Minhas Economias

Minhas Economias/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Minhas Economias em fundo branco. No centro, há um balão de pensamento verde com um cifrão em cima das palavras "Minhas Economias", que estão em preto.
Logotipo do aplicativo Minhas Economias

O aplicativo concentra todos os dados – como saldo, fluxo de caixa e despesas por categoria – em uma única tela inicial. Você consegue visualizar todas as informações de acordo com o mês. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do Minhas Economias.
Pontos fortes:É totalmente gratuito e bem fácil de usar.
Pontos fracos:Algumas informações importantes estão parcialmente escondidas, como a opção de incluir despesas mensais e pagamentos de contas.
Com a palavra:Patrícia Amorim, de 18, jovem aprendiz – “Gosto porque o aplicativo me faz ter controle sobre o quanto eu ganho, quanto eu gasto e com o que eu gasto. Tudo o que eu compro ou o que recebo, coloco lá. É muito simples de usar.”

Splitwise

Splitwise/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Splitwise, em fundo transparente, com um losango em verde e um triângulo cinza cortando o losango. Ao lado, encontra-se a letra "S".
Logotipo do aplicativo Splitwise

Organiza despesas compartilhadas entre grupos de amigos, parentes ou colegas de casa e divide as contas entre cada pessoa. Totalmente gratuito, ele ajuda todos do grupo a receber seu dinheiro de volta na hora e no dia certos. O aplicativo está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do Splitwise.
Pontos fortes: Cada usuário consegue cadastrar o que gastou e o aplicativo diz exatamente o quanto e para quem as pessoas do grupo estão devendo.
Pontos fracos:Para funcionar melhor, é preciso que todas as pessoas que vão dividir as despesas tenham conta no aplicativo.
Com a palavra:Alana Demarqui, de 24, estudante de Direito – “No intercâmbio, usava para dividir despesas com passagem, hospedagem e comidas com as pessoas que viajavam comigo. Agora, utilizo com frequência para dividir as despesas com amigos no bar. Gosto bastante dele porque facilita na hora de ver quem deve o que para quem.”

Meu Boleto

Meu Boleto/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Meu Boleto em fundo azul. No centro, há um cofrinho verde em formato de porco, com uma moeda amarela em cima.
Logotipo do aplicativo Meu Boleto

Sua função é bem definida: lembrar o usuário de pagar os boletos. Por meio do cadastramento do código de barras do boleto, o app salva as informações de valor, data de vencimento e órgão recebedor e alerta você na data. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android.
Pontos fortes: É um aplicativo muito fácil de ser usado e intuitivo.
Pontos fracos: O leitor de código de barras só funciona para boletos impressos. Se você não tiver uma impressora por perto, terá de digitar todos os números do código de barras.
Com a palavra: Carolina Ribeiro, de 18 anos, estudante de Farmácia – “Uso o aplicativo para lembrar de pagar algumas contas que não jogo no cartão, como celular ou alguma compra online. É bem prático, mas poderia ter outras funções. Fico sempre chateada de perder memória para um aplicativo de uma só função.”

Bills Monitor

Bills Monitor/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Bills Monitor em fundo preto. No centro, há um envelope azul, de onde sai um papel branco com a letra "B" impressa em azul.
Logotipo do aplicativo Bills Monitor

Precisa de uma ajudinha para lembrar de pagar o aluguel e a conta do celular? O aplicativo permite que você adicione o tipo e data de vencimento das suas contas, e oferece um lembrete para quando o dia chegar. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.
Pontos fortes: Você pode visualizar a lista de contas pagas por meio de gráficos e históricos, separados em diferentes categorias.
Pontos fracos: Ele é totalmente em inglês.
Com a palavra: Sharon Paskin, de 23, estudante – “O app é bem útil para organizar as finanças do mês e deixar tudo agendado, para ter noção do quanto você vai gastar e do quanto vai estar disponível. Também achei muito bom o fato de poder procurar os pagamentos no histórico, facilitando a busca e a organização.”

Para multiplicar seu dinheiro

Calculadora do Cidadão

Calculadora do Cidadão/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Calculadora do Cidadão em fundo cinza, com barra inferior amarela. No centro, há um ícone de pequenos quadrados cinzas com sombras brancas.
Logotipo do aplicativo Calculadora do Cidadão

A ferramenta desenvolvida pelo Banco Central simula e dá uma referência sobre os cálculos de um determinado serviço financeiro, como, por exemplo, quanto você vai receber em três anos se aplicar R$100 todo mês. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Você também pode baixar o app acessando o site da Calculadora do Cidadão.
Pontos fortes: É uma ferramenta rápida e prática de ser utilizada, que vai direto ao ponto.
Pontos fracos: O usuário precisa fornecer a taxa de juros na maioria das simulações, o que as torna ineficazes para quem não tem esse dado.
Com a palavra: Breno Rubim, de 22, estudante – “Gosto de usar a calculadora para simular aplicações. Eles deixam claro que não é o valor exato, mas dá para ter uma boa ideia do quanto irei receber depois de um determinado tempo.”

Yubb

Yubb/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Yubb em fundo azul escuro. No centro, há um ícone em formato da letra U em branco, com um traço verde inserido no lado superior direito da letra.
Logotipo do aplicativo Yubb

Funciona como um buscador de investimentos. Você insere os dados de quanto quer investir e em quanto tempo quer retirar o dinheiro, e o aplicativo mostra todos os produtos disponíveis com rentabilidade e taxa de juros. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Você também pode baixar o app acessando o site do Yubb.
Pontos fortes: Mostra opções de investimentos e traz muitas informações sobre os diferentes produtos, como liquidez (capacidade de negociar o ativo com facilidade e rapidez), porcentagem de imposto de renda, e a comparação com os rendimentos da poupança. Ele ainda dá dicas de como investir nos determinados ativos.
Pontos fracos: Pouco atrativo visualmente.
Com a palavra: Gabriel Gonzales, de 23, programador – “Faço investimentos há pouco mais de um ano e uso basicamente dois aplicativos de investimentos: Yubb e o Investing. O Yubb eu uso para descobrir e fazer umas simulações mais rápidas de investimentos de renda fixa  e de renda variável. O bom é que dá para pesquisar bem fácil, com filtros, com qual orçamento quero, em quanto tempo consigo atingir meu objetivo e qual a liquidez do ativo.”

Tesouro Direto

Tesouro Direto/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Tesouro Direto em fundo branco. No centro, há um traço verde, um traço amarelo e um traço azul que formam a letra D.
Logotipo do aplicativo Tesouro Direto

Além de informar as taxas de rendimento dos títulos do Tesouro, como o IPCA+, prefixado ou Selic, o aplicativo permite que o usuário invista ou agende aplicações. No simulador você descobre o título mais indicado para os seus objetivos financeiros e compara a rentabilidade com outras alternativas de renda fixa do mercado. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Pontos fortes: O usuário pode consultar e investir em produtos na mesma plataforma, de maneira totalmente digital.
Pontos fracos: Usuários reclamam da lentidão para realizar algumas funções, como o simulador de sonhos, pelo qual você escolhe um objetivo e em quanto tempo quer atingi-lo.
Com a palavra: Guilherme Bessegato, de 23, químico – “Tenho o app para acompanhar meus investimentos feitos nesses títulos públicos, como o Tesouro IPCA+2035. Ele me ajuda a consultar a minha posição e simular os investimentos nos diferentes títulos do Tesouro. Tento me informar o máximo possível para ter um padrão de consumo consciente e poder fazer escolhas de investimentos inteligentes para alcançar objetivos em curto, médio e longo prazo.”

Renda Fixa

Renda Fixa/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Renda Fixa em fundo azul. No centro, há um cofre rosa em formato de porco, com uma moeda amarela em cima. Há um ícone de um gráfico dentro do cofre. Embaixo, há os dizeres Aplicativo Renda Fixa na cor branca.
Logotipo do aplicativo Renda Fixa

O aplicativo pesquisa investimentos de renda fixa existentes nas corretoras do mercado, analisa qual possui maior liquidez diária, compara taxas e acompanha o câmbio diário. É possível ordenar a pesquisa por período de vencimento, tipos de investimentos, taxas e corretoras, e configurar notificações sobre taxas e preços dos investimentos. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android.

Pontos fortes: o aplicativo permite que o usuário crie alertas personalizados com os títulos de interesse e fornece gráficos que mostram a evolução de taxas e preços de investimentos como título do Tesouro, CDBs, LCIs e LCAs.
Pontos fracos: A publicidade no meio das informações pode confundir o usuário.
Com a palavra: Guilherme Bessegato, de 23 – “Conheci o aplicativo quando estava procurando plataformas para apoiar no assunto de investimentos. Uso para verificar os indicadores, como IPCA, CDI e  dólar. Com as calculadoras, comparo opções de pré e pós fixados, com e sem Imposto de Renda. Também dou uma olhada nos gráficos de taxas e acompanho os indicadores. Considero excelente.”

Investing

Investing/ReproduçãoLogotipo do aplicativo Investing em fundo preto. No centro, há a palavra Investing.com em branco. Embaixo, há o desenho de um gráfico cinza.
Logotipo do aplicativo Investing

Oferece cotações em tempo real dos principais índices mundiais de ações, títulos, commodities, taxas de juros, futuros e opções. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do Investing.
Pontos fortes: um diferencial do aplicativo é dar notícias, vídeos, atualizações e análises sobre os mercados financeiros mundiais, bem como sobre tecnologia, política e negócios.
Pontos fracos: O app não explica os ativos e as cotações, e é voltado para pessoas com familiaridade em investimentos.
Com a palavra: Caio Porto, de 27, analista de Marketing – “Ótimo para acompanhar as notícias e movimentações do mercado. Apresenta as empresas listadas e traz boas informações sobre elas. Criei alertas para a variação nas ações que mais me interesso e ainda acompanho o meu investimento, a Petr4 (ação da Petrobrás).”

eToro

eToro/ReproduçãoLogotipo do aplicativo eToro em fundo verde. No centro, há a letra E com a simulação de dois chifres de touro, ambos na cor branca.
Logotipo do aplicativo eToro

Funciona como uma rede social de investimento, com o propósito de conectar investidores de renda variável de todo o mundo. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Você também pode baixar o app acessando o site do eToro.
Pontos fortes: Graças à ferramenta CopyTrader, os usuários podem trocar informações e até mesmo visualizar as estratégias de investimentos de cada um em tempo real.
Pontos fracos: Assim como o Investing, o app precisa ser usado por quem tem familiaridade com o mercado de renda variável. Se você sabe pouco ou nada, corre risco de se perder com as informações.
Com a palavra: Vanessa Muszkat, 22, estudante – “O legal é que você pode ver quais foram as últimas movimentações das pessoas e se elas lucraram ou se perderam algo, conseguindo usar essas informações como um modelo para você investir.”