Volkswagen Golf Variant

prós

Mecânica. Os ótimos motor 1.4 e câmbio automático casam muito bem.

contras

Preço. Com todos os opcionais, a tabela chega a salgados R$ 145.883.

Sem medo da concorrência

O segmento de peruas vem perdendo terreno principalmente para os utilitários-esportivos, a bola da vez entre os carros familiares. Mesmo assim, há boas representantes, como a Volkswagen Golf Variant, que mais uma vez faturou a eleição.

A tabela parte de R$ 97 mil, mas pode chegar a R$ 145.883 com todos os opcionais. Não é um valor baixo, mas basta dirigir a perua do Golf por alguns quilômetros para dar vontade de levá-la para casa.

O motor disponível no País é o 1.4 flexível com turbo, que gera 150 cv e 25,5 mkgf – os números são iguais com gasolina e etanol.

A ótima força em baixas rotações (a partir das 1.500 rpm) é um dos segredos que deixam o carro tão gostoso de guiar e acelerar. O câmbio é automático de seis marchas.

Outras peruas oferecidas no País são a “irmã” SpaceFox e a Fiat Weekend. As duas são mais baratas, mas muito inferiores em todos os aspectos.

No degrau acima estão modelos como a Volvo V60, tabelada a R$ 164.950, e a Mercedes-Benz C300 Estate, cujo preço começa em R$ 273.900.

Como a Golf Variant está no meio termo, ficou fácil dar a vitória para a Volkswagen.