Consumo e desempenho. Hatch japonês gasta menos que carros 1.0 e anda como os 1.8.
Tecnologia. Não há recursos de condução semiautônoma, como no Japão.
Os veículos eletrificados são a nova bola da vez no País. E a Toyota saiu muito na frente da concorrência em 2013, quando lançou o Prius aqui por R$ 120.830. Quase cinco anos depois, o híbrido mais vendido do mundo tem tabela de R$ 126.600, emplaca cerca de 300 unidades por mês e deve ter a produção nacional anunciada em breve.
Entre as virtudes, o hatch japonês tem desempenho próximo ao de carros 1.8, com consumo menor que a maioria dos 1.0. O Prius alia o melhor dos dois mundos: um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e outro elétrico de cerca de 72 cv, resultando em potência total de 123 cv.
O Toyota vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Se esse número não impressiona, saiba que o carro roda 18,9 km na cidade com um litro de gasolina.
Em movimento, o rodar é macio e silencioso, sobretudo quando só o motor elétrico está em ação, algo comum na cidade. Ao ser exigido, o 1,8 “toma a frente” e entrega bom desempenho em rodovias.
O ponto fraco do Prius é a falta de sistemas de direção semiautônoma, como assistentes de permanência em faixa e controle de velocidade de cruzeiro, itens disponíveis no Japão.