Conjunto. Carro sobressai em acabamento, dirigibilidade e equipamentos.
Preço. Opção 1.4, equivalente ao rival Cruze, passa dos R$ 100 mil.
O Golf disputa um segmento que já não encanta tanto o brasileiro e, portanto, tem poucos representantes. Dos hatches médios à venda no País, o Volkswagen é a opção mais diversificada e o melhor carro, apesar do preço alto de algumas versões.
Recentemente, a gama foi atualizada e perdeu a opção de motor 1.6. Agora, a versão de entrada tem o 1.0 turbo de até 125 cv, câmbio manual de seis marchas e tabela de R$ 77.247. Embora o desempenho não seja apimentado, ainda assim o carro é eficiente.
Essa versão deixou o Golf mais acessível para um maior número de consumidores que o rival e líder de vendas Cruze, que parte de mais de R$ 90 mil. O senão é que na opção equivalente ao Chevrolet em motor (equipada com o 1.4 turbo de 150 cv), a tabela do Golf vai a R$ 101.960 com câmbio manual e R$ 107.600 com o automático. Esses valores são muito altos para um hatch médio.
Ainda assim, o VW oferece a melhor dirigibilidade do segmento, é superior aos rivais em acabamento e nível de equipamentos e, com motor 1.4, mostra muito vigor na hora de acelerar. Aliás, há também a versão esportiva, GTI, com seus 220 cv, por R$ 132.250.