Jaguar F-Type

prós

Estilo. Visual é intimidador e ronco do motor instiga a andar forte.

contras

Consumo. Os V6 e V8 são vigorosos, mas se tivessem turbo gastariam menos.

Inglês ávido por velocidade

Não é qualquer carro que consegue tirar do Porsche 911 o título de melhor esportivo de fábrica. Mas o Jaguar F-Type está longe de ser comum. O inglês transpira esportividade, com suas linhas agressivas, enorme capô e traseira curta.

A opção de entrada, tabelada a R$ 537.793, tem motor 3.0 V6 Supercharged (com compressor mecânico) de 340 cv, que acelera o cupê de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O câmbio automático de oito marchas é de série em todas as versões.

Na 400 Sport, de 400 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos e a velocidade máxima é de 275 km/h. As duas têm tração traseira.

Para quem quer emoções ainda mais fortes, há a opção SVR. Por R$ 883.112, traz um 5.0 V8 Supercharged de 575 cv (25 cv a mais que na R), além de tração integral. Acelerar de 0 a 100 km/h requer 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 322 km/h, conforme a Jaguar.

O desempenho é coroado pelos estrondos vindos do escapamento a cada troca de marcha, que instigam a acelerar. O acabamento inclui camurça e peças de fibra de carbono.

O ponto negativo é o consumo. A adoção de turbo melhoraria esse quesito.