Volkswagen Saveiro

prós

CONJUNTO. Saveiro tem boa dinâmica, visual interessante e mais itens de segurança.

contras

OPCIONAIS. Itens como a prática central multimídia são disponíveis como caros extras.

Conjunto melhor coroa campeã

A Saveiro sempre viveu à sombra da líder Fiat Strada, mas este ano, após receber algumas mudanças, conseguiu virar a mesa e levar o título de melhor picape compacta. Pela primeira vez, o modelo traz um desenho diferente do carro-chefe da gama, o Gol. O resultado ficou muito interessante, principalmente nas versões Cross, com apelo aventureiro.

Além disso, a Saveiro tem itens de segurança não disponíveis na Strada, como o importante controle de estabilidade (ESP), além dos freios traseiros a disco. Na linha 2016, a compacta ganhou até controle de descida, similar ao de picapes maiores, e modo off-road para os freios ABS.

Por dentro, o painel renovado abriu espaço para uma central multimídia com direito a navegador GPS e espelhamento de smartphones. A Strada até tem essa comodidade, mas é um acessório instalado em concessionária e difícil de usar.

Os motores 1.6 da VW são robustos e eficientes. A maior parte da linha usa uma versão de 104 cv, enquanto a Saveiro Cross traz um 1.6 16V de 120 cv, o mesmo do Fox de topo e do Golf de entrada.

Independentemente da opção, a Saveiro é muito mais gostosa de dirigir e confortável que a Strada, além de ter mais espaço no banco traseiro das versões com cabine dupla. Embora a rival da Fiat tenha uma prática terceira porta, o banco traseiro é muito apertado. Os preços da Saveiro começam em R$ 44.490 e vão a R$ 70.950.