Volkswagen Golf Variant

prós

MECÂNICA E ESPAÇO. Modelo, que divide o bom trem de força do hatch, é amplo para pessoas e carga.

contras

MUDANÇA DE CÂMBIO. Embora a caixa automática não seja ruim, é bem inferior à antiga automatizada.

Virtudes do Golf em versão perua

O Golf é um carro e tanto. Em 2014, sua sétima geração levou o título de melhor carro do País e agora conquistou o topo do pódio do segmento na eleição feita pelo JC (confira na página X). Outra boa noticia é que as virtudes do médio da Volkswagen não se restringem ao hatch – a Golf Variant, versão perua que chegou ao País no ano passando e levou, de cara, o título de melhor produto na categoria, acaba de repetir a dose.

A explicação é muito simples: da dianteira até a coluna “C”, o modelo familiar é idêntico ao hatch do qual deriva. Ou seja: além de preservar todos os atributos da “família”, pode levar muito mais bagagem a bordo.

Com 4,56 metros de comprimento (30,7 cm a mais que o hatch), a Golf Variant oferece porta-malas com 605 litros de capacidade. Dá para levar as compras da família ou as bagagens de cinco ocupantes em viagens sem aperto.

Com a adoção da tecnologia flexível na linha 2017, o motor 1.4 turbo ganhou 10 cv e agora gera 150 cv. Com tabela a partir de R$ 101.880, a perua feita no México tem bons desempenho, embora o câmbio automatizado tenha dado lugar ao automático, e dirigibilidade.

Entre os equipamentos há sistema de frenagem automática após colisões e sete air bags. De série há start&stop, que desliga e religa o motor sozinho em semáforos, por exemplo, controles de tração e estabilidade e teto solar. Suas principais rivais são a Volvo V60 e a Mercedes C 180.