Ford Fusion

prós

PREÇO. Os R$ 121.500 iniciais dão ao Fusion ampla vantagem ante os principais rivais.

contras

ACABAMENTO. Bonita e bem equipada, cabine melhorou, mas ainda traz algumas rebarbas.

Um conjunto imbatível

Esta é uma categoria bastante variada: há desde médios-grandes até os grandalhões luxuosos, como Mercedes Classe S e BMW Série 7. E nessa miscelânea de preços, dimensões e nível de sofisticação, o Ford Fusion voltou a se mostrar a melhor opção para quem precisa de bom espaço, ótimo porta-malas e tecnologia de ponta.

Com preços de R$ 121.500 (versão SE flexível, de 175 cv) a R$ 159.500 (modelo híbrido), o Fusion tem no custo-benefício sua melhor arma. O Honda Accord, parte de R$ 162.500. O VW Passat começa em R$ 161.190. Os demais são bem mais caros.

Na linha 2017, o Fusion, que é trazido do México (por isso, não recolhe imposto de importação), recebeu leve atualização visual e teve seu pacote tecnológico ampliado.

A alavanca de câmbio foi substituída por um botão giratório, liberando espaço no console central. Na versão Titanium, com motor 2.0 turbo de 248 cv (ganho de 14 cv ante o modelo anterior) e preços inicial de R$ 138 mil, há agora central multimídia com espelhamento para smartphones. A Titanium AWD (4x4 e tabelada a R$ 154.500) passa a ter detector de pedestres com função de frenagem e sistema de estacionamento automático com opção de manobras em vagas perpendiculares.

A potência extra fez bem ao Fusion, que, apesar da pegada de “barca”, é muito ágil e tem respostas diretas da direção. A cabine merecia acabamento melhor.