Toyota Prius

prós

BAIXO CONSUMO. Modelo mais econômico do Brasil, ‘bebe’ menos que os 1.0 e anda como um 1.8.

contras

TECNOLOGIA. Faltam recursos de condução semiautônoma, disponíveis na versão vendida no Japão.

O melhor dos dois mundos

Desempenho próximo ao de carros com motor 1.8, com consumo mais baixo que o de modelos 1.0. O Prius alia o melhor dos dois mundos, graças à eficiência de seu conjunto híbrido, formado por um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e um elétrico de cerca de 72 cv, resultando em potência de 123 cv.

Com isso, o Toyota acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com consumo médio de 17 km/l na estrada e 18,9 km/l na cidade, marcas que fazem dele o modelo mais econômico à venda no Brasil. Por R$ 123.950, é o híbrido mais acessível do País, seguido pelo Ford Fusion Hybrid, de R$ 159.500.

Números tão favoráveis convencem até mesmo quem não se encantou pelas linhas nada convencionais do Prius. Revelada no ano passado, a quarta geração estreou nova plataforma e ganhou 6 cm em comprimento, além de um desenho mais arrojado, com faróis de LEDs em formato bumerangue. A cabine mantém o ar futurista, com a alavanca do câmbio CVT em formato de joystick. Duas telas de 4,2” e o Head Up Display exibem informações para o motorista.

O Prius tem rodar macio e silencioso, sobretudo quando apenas o propulsor elétrico está em ação. Quando exigido, o motor a gasolina “acorda” e entrega desempenho suficiente para a cidade ou viagens.

Pena que faltam recursos de direção semiautônoma, como assistentes para permanência em faixa de rolamento ou controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.