Volvo XC90

prós

INOVAÇÃO. Condução semiautônoma é cereja do bolo em lista de recursos tecnológicos.

contras

ACABAMENTO. À primeira vista, cabine agrada. Mas um olhar atento nota que há indesejáveis rebarbas.

O futuro já começou

A contagem regressiva até a chegada dos carros autônomos às ruas só acaba em 2020, mas alguns modelos em produção estão cada vez mais perto dessa realidade. Entre eles, um dos poucos disponíveis no País é o Volvo XC90, que parte de R$ 346.900.

Seu sistema Pilot Assist é uma evolução do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo: além de regular a velocidade, mantendo distância segura do veículo à frente, ele controla a trajetória, por meio da leitura das faixas de rolamento da via. Na prática, isso permite ao XC90 rodar, por alguns segundos, sem interferência do condutor nos pedais ou na direção.

Mas esse não é o único atrativo do utilitário sueco. Há ainda assistente de estacionamento, que coloca o carro em vagas paralelas ou perpendiculares à via, assistente de frenagem anticolisão, faróis altos inteligentes, Head Up Display e alerta de tráfego lateral.

A parte central do painel é dominada por uma ampla tela sensível ao toque, de operação semelhante à de celulares, que inclui navegador GPS, central multimídia e o manuseio e customização de várias funções do veículo. É possível criar quatro perfis para memorizar preferências individuais, entre ajustes de bancos e retrovisores, estações de rádio, temperatura do ar-condicionado e modos de condução.

Por meio de um aplicativo, o motorista regula a climatização da cabine e envia endereços ao GPS.

É difícil achar no País um modelo com tanta tecnologia.