Porsche 911

prós

ESPORTIVIDADE. O 911 é naturalmente nervoso, e ainda permite ajuste de temperamento.

contras

DESCONFORTO. Sobre piso irregular, cupê sacoleja muito. Espaço atrás é muito reduzido.

Melhor, com motor menor

A Porsche consegue fazer mais com menos. E a filosofia foi aplicada com esmero no novo 911, que chegou ao País no primeiro semestre. No lugar do antigo 3.8 aspirado do Carrera S, a fabricante alemã instalou em seu mais icônico esportivo um motor 3.0, alimentado por duas turbinas. A potência foi de 400 para 420 cv, e com isso o 911 tirou do BMW M3 o título de melhor esportivo de fábrica.

Conforme dados da Porsche, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, graças também ao torque de 51 mkgf, já a partir de 1.700 rpm. O câmbio de dupla embreagem e sete marchas (PDK) faz trocas muito rápidas.

O modelo está também mais estável e bom de curva. Uma das novidades é o eixo traseiro esterçante. Até a 50 km/h, as rodas de trás esterçam em sentido contrário ao das dianteiras, para facilitar manobras de estacionamento. Acima de 80 km/h, as quatro rodas esterçam no mesmo sentido, melhorando estabilidade.

Um comando giratório no volante permite regular o grau de esportividade que se deseja. Para economizar sem comprometer desempenho, há uma “banguela eletrônica”, que desconecta a embreagem em descidas, e deixa o motor em marcha lenta.

A linha 911 começa com o Carrera, que tem 370 cv e custa R$ 509 mil. O Carrera S sai por R$ 651 mil. O Turbo parte de R$ 997 mil.