O PAPA

FRANCISCO

 

 

2

Jorge Bergoglio, o 266º pontífice da Igreja Católica

 

Vaticano. Papa fala aos fiéis.ALESSANDRO  BIANCHI/ REUTERS

 

Jorge Mario Bergoglio, argentino, 78 anos.

 

• Arcebispo da Argentina desde 1998 e cardeal desde 2001, Bergoglio é o primeiro papa não europeu em quase 1.300 anos. Logo após ser escolhido para comandar o Vaticano, ele deu sinais de uma grande mudança de estilo com relação ao antecessor, Bento 16 - o que vem se confirmando com as atitudes e falas de Francisco.

 

• Ao se tornar papa, Bergoglio escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, filho de aristocratas que abandonou a vida de luxo para viver com os pobres.

 

• Quebrando a tradição centenária,

Francisco trocou o apartamento grande

na parte superior do Vaticano por uma

simples acomodação de dois quartos

em Domus Santa Marta

 

• Em março de 2013, Francisco se encontrou com Bento XVI, no que foi o primeiro encontro de um papa com seu antecessor na história.

 

• Em dezembro de 2013, Francisco foi considerado pela revista Time a Personalidade do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os símbolos do

papa Francisco

 Objetos. Francisco optou por vestes mais simplesGIAMPIERO SPOSITO / REUTERS

 

O anel:

Francisco usa um anel de prata banhado a ouro ao invés de um de ouro maciço. A imagem gravada no anel é uma imagem já existente e não uma criada exclusivamente para ele.

 

Vestimentas:

O papa Francisco prefere usar, de modo geral, vestimentas brancas e simples, como as que estava acostumado quando era cardeal. Raramente ele é visto com cores douradas, por exemplo, mas o simples crucifixo de ferro está sempre pendurado ao pescoço.

 

Brasão:

O pontífice decidiu conservar seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal. No alto está o emblema da ordem do papa, a Companhia de Jesus. A descrição “Miserando atque eligendo” significa “com misericórdia, o escolheu”. A frase foi retirada de uma homilia que é uma homenagem à misericórdia divina e reproduzida na Liturgia das Horas da festa de São Mateus.

 

 

 

Papa que nasceu

na periferia


NO BAIRRO NATAL, OS VALORES DE JORGITO

Rodrigo Cavalheiro, correspondente / Buenos Aires

 

 

Jorge nasceu em uma casa alugada pela família Bergoglio no número 268 da Rua Varela, bairro de Flores, saída oeste de Buenos Aires, em 1936. Na região em que ficou conhecido como um perna de pau para o futebol, havia sítios misturados às primeiras casas. Multiplicavam-se imigrantes atraídos por emprego, essencialmente espanhóis e italianos, como seus pais, Mario e Regina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas décadas seguintes, judeus, paraguaios, bolivianos e peruanos encorparam a área de classe média, na qual hoje camelôs africanos vendem relógios e cintos falsos. Se a pregação de tolerância e respeito à mistura cultural e religiosa característica de Francisco tem origem em sua infância, o DNA de Flores é o responsável. Moradores lembram que a região melhorou quando Bergoglio estava nas zonas mais pobres e incentivava os chamados “curas villeros”, padres envolvidos diretamente com os mais pobres.

O curioso é que a região evoluiu também quando Bergoglio a abandonou repentinamente. Desde que adotou o nome Francisco, ele não voltou ao país. Sabe do que acontece em Flores telefonando do Vaticano, principalmente para o pároco da Basílica de San José, que frequentava quando criança. Surpreendeu-se ao saber que agora há turistas entre as casas de classe média e ruas de paralelepípedo. “Não acreditou quando disseram que vinha gente de outros países ver onde tinha nascido, jogado bola, estudado”, afirma o guia Daniel Vega, que por duas horas faz o roteiro por Flores, às quintas-feiras, às 15 horas.

A cinco quadras da casa em que nasceu Francisco, fica a Habemus Pizza & Pasta. “Estamos em Flores e tínhamos que dar um nome. Os clientes acham engraçado”, diz um dos donos, Federico Hochmam, de 40 años. Referência à expressão em latim dita quando a fumaça branca anuncia um novo pontífice, “habemus papa”, o letreiro é alvo comum das câmaras. Outros são a casa em que nasceu, o colégio primário, a residência em que cresceu e a pracinha onde jogava bola antes dizer à mãe que seria médico. Indagado por ela anos depois sobre as bíblias no quarto, corrigiu-se. “Serei médico de almas”, disse à mãe, segundo Vega.

(Texto publicado originalmente na edição de 05 de julho de 2015)

 

 

 

 

Frases de Francisco


ALGUMAS FRASES DITAS POR FRANCISCO

E ATÉ POSIÇÕES ADOTADAS DURANTE DISCURSOS FEITOS

PELO PONTÍFICE FICARÃO MARCADAS

 

  Se alguém é gay e procura pelo Senhor e tem boa índole, quem sou eu

para julgar?

29 DE JULHO DE 2013

 

  Hoje todos estamos contentes porque vimos como dois povos, que tinham se afastado durante muitos anos, deram ontem um passo de aproximação. Isso foi possível graças aos embaixadores

e à diplomacia

Papa comemora a decisão de EUA e Cuba retomarem as relações diplomáticas

18 DE DEZEMBRO DE 2014

 

  Alguns dormem como bichos, como animais e isso hoje me parece comum. Precisamos de alimentação digna, programas reais de reabilitação social e verdadeira justiça

Na Bolívia, o papa pediu melhores condições em prisões

10 DE JULHO DE 2015

 

  Não devemos ser jamais escravos do trabalho, mas sim senhores dele. Há um mandamento para isto, que atinge a todos, mas ao invés disso sabemos que há milhões de homens, mulheres e até crianças escravas do trabalho

Pontífice critica comportamento daqueles que são

"escravos do trabalho"

12  DE AGOSTO DE 2015

 

  Que não haja mais guerras! Este é o grito de nossos corações, dos corações de todos os homens e mulheres de boa vontade

Francisco criticou os fabricantes e traficantes

de armas que, segundo ele, estão "manchados com

o sangue de tantos inocentes"

2  DE SETEMBRO DE 2015

 

 

Capítulo 3

ENVOLVIMENTO POLÍTICO DE FRANCISCO