DESEMPENHO. O motor de 1,4 litro, com turbo, parece ter bem mais potência que seus 140 cv.
PREÇO DOS PACOTES. Completa, a versão 1.4 passa dos R$ 98 mil. É muito para um modelo médio.
Motor: 1.4, 4 cil, 16V, turbo, gasolina Potência: 140 cv a 4.500 rpm Torque: 25,5 mkgf a 1.500 rpm Câmbio: manual, 6 marchas Porta-malas: 313 litros Comprimento: 4,25 metros Peso: 1.218 kg
O Golf foi eleito o carro do ano na Europa, foi o “Carro do Jornal do Carro” em 2014 e continua sua saga vitoriosa ao conquistar o título de melhor hatch médio até R$ 80 mil – sua tabela no País parte de R$ 75.080.
Fruto da moderna e multifacetada plataforma MQB, o carro impressiona pela solidez de construção. Esse Volkswagen pode não ter o desenho mais inspirado do mundo (embora seja bonito), nem o acabamento mais moderno do segmento, mas como é bom de dirigir (seja na cidade ou estrada).
Na versão de entrada, o motor 1.4 turbo é incansável e parece ter bem mais que 140 cv, tamanha a disposição para acelerar forte. O bom torque, de 25,5 mkgf a 1.500 rpm, contribui para esse comportamento, auxiliado pelos eficientes câmbios manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. O ponto negativo é que esse quatro-cilindros não é flexível – bebe apenas gasolina.
Além do vigor nas acelerações, o Golf mostra ter comprometimento exemplar com a estabilidade. A suspensão multilink na traseira segura o carro como se ele fosse esportivo. Por dentro, o espaço é amplo para cinco e há bom nível de equipamentos de série.
Não por acaso, na enquete realizada no site do JC, o Golf foi eleito o melhor do Brasil pelos leitores. Um verdadeiro sucesso de crítica e público.