3
DESEMPENHO. Com ótimo conjunto, hatch é rápido e estável, além de ter dirigibilidade excelente.
PREÇO DOS OPCIONAIS. Bancos de couro, que custam R$ 6 mil, deveriam vir de série em carros dessa faixa.
Motor: 1.4, 4 cil, 16V, turbo, gasolina Potência: 122 cv a 6.000 rpm Torque: 20,4 mkgf a 1.400 rpm Câmbio: automatizado, 7 marchas Porta-malas: 380 litros Comprimento: 4,31 metros Peso: 1.225 kg
A atual geração do A3 chegou chegando e não saiu mais do topo. Desde 2013, o Audi mantém o posto de melhor hatch médio premium na eleição do Jornal do Carro. Um dos méritos desse alemão é a gama de versões, com motores 1.4 e 1.8, além da “nervosa” S3, de 286 cv. Além disso, ele tem amplo espaço interno e oferece bom nível de conforto para todos os passageiros.
A opção de entrada, com motor 1.4 turbo de 122 cv, tem tabela a partir de R$ 106.190. Essa potência pode parecer baixa, mas não se engane: o A3 Sportback é muito esperto, principalmente ao rodar na cidade. O bom torque, entregue em baixa rotação, e as rápidas respostas do câmbio automatizado de duas embreagens deixam o hatch bastante eficiente em retomadas de velocidade.
Com motor 1.8, o preço sugerido começa em R$ 137.190. Seus 180 cv dão ao A3 um quê de esportividade, com excelentes respostas em qualquer situação. O carro vai bem no trânsito urbano e impressiona em estradas sinuosas, rodovias de trânsito rápido, etc.
A direção é direta e a suspensões garantem conforto a bordo, diferentemente do que ocorre com rivais como BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A – o Volvo V40 também está nesse grupo. Isso sem comprometer a estabilidade, que é excelente em qualquer situação.