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GAMA COMPLETA. Carro tem versões de 150, 180 e 220 cv. Espaço interno é outro destaque.
PORTA-MALAS. Bagageiro do veículo é bem pequeno, com 260 litros, e sofre para acomodar itens.
Motor: 1.4, 4 cil, 16V, turbo, gasolina Potência: 150 cv a 5.000 rpm Torque: 25,5 mkgf a 1.500 rpm Câmbio: automatizado, 6 marchas Porta-malas: 460 litros Comprimento: 4,38 metros Peso: 1.405 kg
Após duas vitórias seguidas, não deu mais para o Volkswagen Tiguan. Diante da concorrência, o carro ficou defasado. Enquanto isso, utilitários que eram um pouco mais baratos foram reposicionados. Honda CR-V e Toyota RAV4, por exemplo, têm agora preço inicial acima de R$ 120 mil. Nesse contexto, os “jipinhos” de marcas de luxo alemãs, que sempre foram melhores, passaram a ser também competitivos.
Desta vez o título ficou com o Audi Q3, que é feito na Espanha – e no ano que vem será brasileiro. Reestilizado recentemente, o carro ganhou uma versão de entrada, com motor 1.4 turbo de 150 cv. O preço inicial é de R$ 127.190, mas a montadora oferece bônus de fábrica até 31 de agosto – sai a R$ 119 mil. O espaço interno está entre os destaques.
O propulsor 1.4 dá bom fôlego ao modelo, principalmente na hora de rodar na cidade. Seu torque máximo está disponível entre 1.500 e 3.500 rpm, faixa ideal para se fazer retomadas em situações cotidianas do trânsito urbano.
Porém, quando é preciso elevar demais a rotação – situação mais típica das retomadas em rodovias –, o Q3 grita muito e responde pouco. Já a versão 2.0 tem opções de 180 cv e 220 cv. Com preços a partir de R$ 145.190, ambas respondem bem em qualquer situação. O câmbio automatizado de duas embreagens tem sete marchas no 2.0 e seis no 1.4.