Marrom glacê

Ingredientes

 

• 1 kg de castanha portuguesa

• 2 kg de açúcar

• 1 fava de baunilha

 

Preparo

 

1. Descasque as castanhas. Comece a tirar a casca pela parte de baixo da castanha (posterior ao bico); cuidado para não machucá-la.

 

2. Coloque água fervendo em uma vasilha pequena e jogue três ou quatro castanhas por vez, para ajudar a soltar a pele. Com um pano de prato grosso ou toalha de cozinha, remova a pele e mantenha as castanhas em uma panela com água morna (isso evita o choque térmico, que pode fazer com que fiquem encruadas).

 

3. Envolva cada castanha em pedaços de gaze (10 cm x 10 cm) ou de tule, como se fossem trouxinhas. Feche com linha de costura. Se as castanhas forem pequenas, embale duas juntas.

 

4. Leve a panela com as trouxinhas ao fogo baixo, com três dedos de água acima das castanhas, por cerca de uma hora. Prove e veja se já estão cozidas (macias, mas sem desmanchar). Se estiverem cozidas, ponha o açúcar e, quando ferver, cozinhe por mais 15 minutos. Desligue, tampe e deixe esfriar fora da geladeira. No dia seguinte, cozinhe por mais 15 minutos de manhã e à tarde. Repita o procedimento por mais dois dias (são quatro dias, no total).

 

5. Tire as castanhas da gaze no quinto dia, coe a calda e guarde em vidros esterilizados (200 ml cada).

 

Receita de

Laila Zogbi

Rendimento

5 POTES

ALEX SILVA/ESTADÃO

Estadão.com.br