Hora de Libertadores

Os caminhos para a conquista da América

A fase de grupos da 58.ª edição da Copa Libertadores começa nesta terça-feira, 7 de março, mas diferente de outras edições, não terminará mais no meio do ano – agora, o principal torneio de clubes do continente será disputado até o mês de novembro.

Com um calendário mais extenso, dirigentes das 32 equipes que vão lutar pelo título (principalmente as brasileiras) reforçaram os seus elencos e apostam na força de seus torcedores nas partidas em casa, fazendo com que a competição se torne uma das mais equilibradas dos últimos anos.

Não há limites para atletas estrangeiros, um diferencial para equipes de maior poder aquisitivo. Após a fase de grupos, os cruzamentos serão definidos por sorteio entre os oito primeiros colocados contra os oito segundos.

Neste ano, duas equipes do mesmo país poderão disputar a final. Isso ocorreu em duas edições, sempre com equipes brasileiras. Em 2005 a decisão foi entre São Paulo e Atlético-PR e no ano seguinte entre Internacional e São Paulo.


32 clubes de dez países

Confira a localização de cada time e sua respectiva "casa" na Libertadores. O mapa abaixo mostra onde serão os principais jogos e as cores dividem as equipes em seus respectivos grupos

Linha do tempo

A primeira edição da Copa Libertadores foi disputada em 1960 e desde então os principais times da América do Sul travaram verdadeiras batalhas para colocar seu nome na história e na base do troféu da competição