Oscar das salas de cinema 2017

O Divirta-se testou todos os complexos de cinema de São Paulo. Confira as avaliações de cada sala, com seus altos e baixos – e, claro, os vencedores em diferentes categorias

Os melhores cinemas de são paulo

Neste domingo (26/2) serão revelados os filmes vencedores do Oscar e, como já é costume desde 2005, aproveitamos a época para fazer nossa própria premiação, o Oscar das Salas de Cinema. Neste ano, visitamos 46 complexos comerciais e seis cineclubes de São Paulo durante 15 dias – observando detalhes de cada um dos espaços, a partir de um formulário padronizado. As visitas, como sempre, foram feitas anonimamente, com despesas de bilheteria e bonbonnière pagas pelo jornal.

A seguir, você confere o resultado dessa avaliação, com textos sobre cada cinema, seus pontos altos e baixos, e – claro – os vencedores das categorias. Também vê comparações entre preços de pipoca e refrigerante, e exemplos dos piores momentos de nossas visitas. Ah, tem ainda um especial com os filmes em cartaz na cidade que concorrem à estatueta deste ano.

46
complexos foram visitados por nossa equipe. Em cada um deles, testamos a maior sala – e, quando havia, também a sala premium.
11
é o número de vezes que tivemos de assistir ao filme ‘La La Land – Cantando Estações’ para testar os cinemas da cidade. As músicas já estão na ponta da língua.
6
cineclubes, que exibem programação fora do circuito comercial, também foram visitados (e ganharam uma avaliação à parte).

CATEGORIAS E CRITÉRIOS

Instalações: sinalização; acessibilidade; limpeza das áreas comuns; banheiros; bebedouros.

Bilheteria: estrutura física; organização da fila; display com filmes em cartaz; atendimento; totens de autoatendimento.

Bonbonnière: variedade; apresentação; preço; atendimento.

Sala: limpeza; conservação e sinalização; projeção; som; distância entre a tela e a primeira fileira.

Poltrona: conforto; inclinação; conservação; distância entre as fileiras; braço retrátil para casais.

SALAS PREMIUM

As cinco categorias foram avaliadas separadamente nas salas VIP, que têm serviços diferenciados.

PONTUAÇÃO

Para eleger os vencedores foram dadas notas de 0 a 5 em cada uma das categorias.

Melhor Cinema

Cidade Jardim

© Marcos Issa / Divulgação

Atingindo a excelência em praticamente todos os critérios avaliados, o Cidade Jardim é o grande vencedor do ano. É confortável, seja pelos sofás no primeiro saguão, pela área dedicada às salas VIP ou pelas poltronas das salas ‘comuns’. O atendimento simpático e eficiente se estende dos guichês da bilheteria ao serviço de garçom da bonbonnière. E mais: não há filme que fique ruim com as ótimas projeções de som e imagem.

Melhores instalações

Bourbon – Espaço Itaú Pompeia

© Solange Macedo / Divulgação

Com todas as instalações no mesmo piso, o Bourbon – Espaço Itaú Pompeia é amplo, acessível e bem sinalizado. No hall, sofás confortáveis e opções para além da bonbonnière, como um café e um restaurante, tornam a espera pelo início da sessão mais agradável. Com um número considerável de funcionários dedicados a deixar o espaço em ordem, os banheiros são bem limpos e as pipocas caídas não ficam muito tempo no chão.

Melhor bilheteria

Cidade São Paulo

© Nilton Fukuda / Estadão

A boa quantidade de funcionários nos guichês, os totens eletrônicos – suficientes e bem localizados –, além de uma fila organizada, foram alguns fatores que ajudaram a eleger o Cidade São Paulo como o melhor na categoria. O grande diferencial foi o excelente atendimento. Os atendentes são eficientes, bem informados e estão prontos para tirar as dúvidas dos clientes, sem deixar a fila invadir os corredores do shopping.

Melhor bonbonniére

Espaço Itaú – Augusta

© Luiz Oliveira / Divulgação

Ele tem uma área voltada a produtos ‘tradicionais’ de cinema, como pipoca e balas, e outra para se tomar um cafezinho acompanhado de itens como tortas e bolos, que ficam expostos no balcão. Por isso, o Espaço Itaú – Augusta conquistou o júri. Além da variedade, os bons preços e o atendimento gentil renderam pontos extras. Com uma bonbonnière assim, a espera pelo início da sessão fica mais gostosa e o local se transforma em um ótimo ponto de encontro.

Melhor sala

Pátio Paulista

© Cinemark / Divulgação

A boa qualidade de som e imagem da sala do Pátio Paulista torna mais fácil mergulhar nas histórias exibidas na tela do cinema. A ótima inclinação da sala é garantia de que ninguém vai atrapalhar a sua visão durante o filme. E, caso tenha comprado o ingresso de última hora, não vai ser tão ruim sentar na primeira fileira. Além disso, boa sinalização, a limpeza impecável e as confortáveis poltronas ajudaram a reforçar o título de melhor sala.

Melhor sala premium

JK Iguatemi

© Cinépolis / Divulgação

O que fez com que o JK Iguatemi levasse este troféu foi a largura acima da média dos assentos e do apoio para pés nas poltronas (ou seria melhor chamá-las de sofás?). Além disso, a comodidade do serviço de garçom na sala VIP também contou pontos. O funcionário fica dentro da sala – basta apertar um botão para ele se aproximar e anotar o pedido. Os ingressos são mais caros (R$ 50 é a média de preço), mas são garantia de uma ótima sessão.

Melhor poltrona

Cidade Jardim

© Hélvio Romero / Estadão

As poltronas do Cidade Jardim cumprem todos os critérios para obter uma ótima avaliação. São confortáveis, bem conservadas e ergonômicas. O braço retrátil é uma opção para os casais que gostam de assistir ao filme agarradinhos. A boa distância entre as fileiras permite até aos mais altos esticar um pouco as pernas. A inclinação é suficiente para relaxar o corpo. E o assento macio e de couro finaliza a boa experiência.