Volkswagen Golf

prós

CONJUNTO MECÂNICO. O Golf acelera forte desde a versão com 1.0 turbo e o câmbio DSG é ótimo.

contras

PREÇOS. A versão 1.6 é mais cara que a 1.0 turbo e não vale a pena; 1.4 parte de quase R$ 100 mil.

Muito equilíbrio e gama variada

Versões turbinadas 1.0, 1.4 e 2.0 e até uma 1.6 aspirada, dirigibilidade impecável e uma construção sólida são as grandes armas do Golf para desbancar os concorrentes e, novamente, ganhar o posto de melhor hatch médio do Brasil. O modelo da Volkswagen, fabricado no Paraná, sustenta o bom nome que o carro tem no País e já agrada desde a sua opção mais básica, 1.0 turbo, que gera até 125 cv e parte de R$ 74.990 – o câmbio é manual.

A gama é a mais variada do segmento – e uma das mais completas do mercado. Tem Golf para tudo quanto é gosto. Da versão mais básica para a de topo, a esportiva GTI, a diferença de preço é de mais de R$ 50 mil, o que ressalta a peculiaridade da linha no Brasil.

A versão 1.6 aspirada (120 cv) parte de R$ 78.130 e não vale a pena, já que o motor é pior que o 1.0 turbo da de entrada. A 1.4 turbo, a partir de R$ 98.090, é ágil e parece ter mais de 150 cv. Nela, opcionalmente há o câmbio automatizado DSG, de seis marchas e duas embreagens.

A GTI (R$ 125.970) entrega muita diversão ao volante, prazer oferecido pelos 220 cv extraídos do propulsor 2.0 TSI e do excelente câmbio DSG.

Mas se engana quem acha que a vida do Golf é fácil em termos de qualidade no segmento. O Ford Focus, um belo carro com preço competitivo (parte de R$ 74.590), é o líder do segmento. E, agora, no Salão do Automóvel, a Chevrolet apresenta o hatch Cruze com o ótimo motor 1.4 turbo e a promessa de agitar a categoria.