Raio-X do País

A República Argentina está localizada em um território com 3.761.274 km² na América do Sul e conta com uma população de 43 milhões de habitantes. Os primeiros povoadores da região foram indígenas de diversas tribos, seguidos por colonizadores espanhóis, que deram origem aos mestiços. Mais tarde, os negros vindos como escravos da África contribuíram no processo de mestiçagem, que foi ainda mais intensificado após a chegada de imigrantes europeus. A mistura de todas essas culturas foi fundamental para definir a essência do país, marcada por uma grande variedade de etnias, hábitos e costumes.

Jatos sobrevoam o Obelisco, um dos cartões-postais de Buenos Aires (Crédito: Reuters/Enrique Marcarian)

Graças ao crescimento dos cinturões das grandes cidades, Grande Buenos Aires, Grande Rosário e Grande Córdoba, deu-se início a um esforço para urbanizar a região. Assim, a sociedade argentina se expandiu e setores populares puderam ser incorporados às esferas onde antes eram vetados.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 540,2 bilhões, a Argentina é uma das maiores economias da América Latina, e se destaca por seus valiosos recursos naturais, que fazem do país um dos principais produtores de alimentos do mundo.

As riquezas culturais argentinas

Arraste para ver as fotos. Toque para ampliar

Apesar de nenhuma religião ser caracterizada como oficial, o catolicismo é a que possui maior tradição. A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição Nacional argentina, que possui registrados mais de 2.500 cultos.

A Constituição prevê uma democracia indireta, em que são escolhidos representantes para exercer a vontade do povo; republicana, com base na divisão, controle e equilíbrio dos poderes a fim de garantir as liberdades individuais; e federal, em que há cooperação entre o governo do Estado e os governos locais.

Primárias presidencias na Argentina

Fonte: Dirección Nacional Electoral
Próximo capítulo