Primeira impressão - A imagem externa de uma loja deve ser tratada com cuidado. A fachada e a vitrine diferenciam a loja dos concorrentes e podem ser responsáveis por até 70% das vendas. Sebrae-SP/Divulgação
Primeira impressão - A imagem externa de uma loja deve ser tratada com cuidado. A fachada e a vitrine diferenciam a loja dos concorrentes e podem ser responsáveis por até 70% das vendas.
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Fachada - Certifique-se que o estilo arquitetônico da fachada esteja em sintonia com o posicionamento e a identidade da loja. A dimensão dos letreiros deve ser proporcional ao porte da fachada bem como respeitar a legislação local.
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Vitrine - Uma decoração simples com apenas uma boa exposição de produtos pode ser muito eficaz. Por outro lado, convém inovar com vitrines temáticas, comemorativas, promocionais e institucionais. Vitrines abertas (sem fundo) são mais adequadas para o segmento de moda.
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Vitrine - Enriqueça a decoração com fotos e adesivos, invista em acessórios para vitrine, como manequins, cubos e nichos. Evite poluir a vitrine expondo produtos em excesso. Troque a decoração da vitrine de lojas em pontos de grande circulação uma ou, no máximo, duas vezes por semana e em locais de menor movimento, a cada 15 dias.
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Acesso - Uma via de acesso espaçosa e livre de obstáculos é tão importante quanto a vitrine. Fechar a loja com portas de vidro é aconselhável somente para pequenos ambientes, em regiões predominantemente quentes onde é indispensável a a instalação de ar-condicionado.
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Acesso - Certifique-se de que a calçada em frente a loja esteja em bom estado de conservação, sem saliências e irregularidades que coloquem pedestres em risco.
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Layout da loja - A distribuição de móveis, expositores e manequins deve incentivar o cliente a circular pelo ambiente e evitar a formação de zonas frias e pontos cegos.
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Iluminação - Use luminárias com cautela. Evite, por exemplo, apontar um facho de luz para os olhos dos clientes, reflexos na vitrine ou iluminar apenas os produtos expostos nas prateleiras mais altas. Lojas mal iluminadas transmitem uma imagem de abandono e decadência.
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Exposição de preço - Convém exibir informações sobre condições e opções diferenciadas de pagamento, tais como pagamento parcelado e com cartão de crédito, em vários pontos da loja: vitrne, expositores e balcão do caixa. Certifique-se que todos os produtos expostos estejam corretamente precificados.
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Caixas e sistemas de automação - Mantenha-se informado e, sempre que possível, invista em sistemas de automação comercial mais seguros e eficazes. Uma tecnologia interessante é o QRCode, um código que gera um link e direciona o cliente a um site, uma imagem ou vídeo promocional quando escaneado pela câmera de um aparelho celular.
Estadão