11 DE SETEMBRO DE 2001 - Todo mundo se lembra onde estava quando recebeu a notícia - e as imagens, dignas de cinema - de que dois aviões se chocaram contra o World Trade Center, em Nova York. O planeta acompanhou, ao vivo, a queda das torres. A TV mostrou tudo, desde o atentado até o rosto assustado das pessoas que, nas ruas, fugiam da poeira dos destroços. Ruth Fremson/NYTimes
11 DE SETEMBRO DE 2001 - Todo mundo se lembra onde estava quando recebeu a notícia - e as imagens, dignas de cinema - de que dois aviões se chocaram contra o World Trade Center, em Nova York. O planeta acompanhou, ao vivo, a queda das torres. A TV mostrou tudo, desde o atentado até o rosto assustado das pessoas que, nas ruas, fugiam da poeira dos destroços.
Ruth Fremson/NYTimes
CASO ELOÁ - Do cárcere privado em que mantinha a namorada Eloá Pimentel como refém em 2008. Lindenberg Fernandes Alves concedeu uma entrevista ao vivo ao A Tarde É Sua, da RedeTV!, e viu pela TV a tentativa da polícia de invadir o local. Com o desfecho trágico da morte da jovem, o episódio abriu discussões sobre os limites da atuação da mídia em casos que causam grande comoção.
Reprodução
PÂNICO NA TV - Com dez anos de história no rádio, a trupe do Pânico foi incorporada pela RedeTV! em 2003. O humor ousado - e tantas vezes tido como abusivo, o que já lhe rendeu uma pilha de processos judiciais - foi a chave do sucesso para a atração, que só multiplicou a já pulverizada audiência do domingo, roubando uma fatia de ibope da concorrência.
Divulgação
SUSHI-ERÓTICO - A baixaria na TV teve um de seus momentos históricos quando galãs “despiam” uma mulher que estava apenas coberta por comida japonesa, ao vivo, em plena tarde de domingo. Foi ao ar em 1997, no Domingão do Faustão.
Reprodução
CASA DOS ARTISTAS - No Limite, da Globo, inaugurou uma nova era na TV brasileira: a dos reality shows. Mas foi Silvio Santos, com a Casa dos Artistas, quem popularizou o gênero que é forte até hoje com Big Brother Brasil, na Globo e A Fazenda, na Record, além de quadros no Caldeirão do Huck (Globo), no Programa do Gugu (Record) e no Programa da Eliana, do SBT, que tem ainda o Esquadrão da Moda.
Reprodução
DOMINGO LEGAL - Passado o período de baixaria e banheira do Gugu, o programa do SBT lançou mão, em 2003, de uma entrevista com dois supostos criminosos do PCC, em que ameaçavam colegas de outros canais. Não demorou para surgirem as primeiras notícias a respeito da farsa. O Ministério Público puniu a emissora suspendendo a exibição do programa no domingo seguinte.
Divulgação
LOST - A série mudou o jeito de ver TV. Lost não esteve só no televisor, mas gerou fóruns e produtos na internet como websódios, com pistas sobre os mistérios da ilha. O público por aqui passou a baixar os capítulos logo após a exibição nos EUA e fez com que os canais encurtassem esse intervalo de exibição das séries. Hoje, há atrações que vão ao ar com apenas uma ou duas semanas de atraso.
Divulgação