Vagner Lefort, Long Jump: o grande acerto, na opinião de Lefort, é ser um especialista no ramo. 'Não tem mais espaço para você ser simplesmente mais um. Tem muita concorrência. São 500 empresas de brinquedos no Brasil', pontua. Ele ainda destaca sua equipe de profissionais. 'Além da especialização, você precisa de pessoas que conheçam determinadas áreas que não domina.' André Lessa/estadão PME
Vagner Lefort, Long Jump: o grande acerto, na opinião de Lefort, é ser um especialista no ramo. 'Não tem mais espaço para você ser simplesmente mais um. Tem muita concorrência. São 500 empresas de brinquedos no Brasil', pontua. Ele ainda destaca sua equipe de profissionais. 'Além da especialização, você precisa de pessoas que conheçam determinadas áreas que não domina.'
André Lessa/estadão PME
Osvaldo Nunes, Chocolândia: O grande acerto foi instalar a loja no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ele chegou a ouvir de um conhecido: você vai investir no Ipiranga? No Ipiranga não nasce nem capim. Mesmo assim, Nunes apostou no local e respondeu: você não está vendo um monte de gente passando aqui? Não parece formiga? Então, formiga gosta de doce.
Marcio Fernandes/Estadão
Marcio Peres, Dauper Biscoiteria: Há quatro anos, Peres abriu mão de parte da empresa para chamar Raul Matos, de 31 anos, para ser sócio – ele cuida hoje da divisão comercial do negócio. 'Eu acho que ter gente boa junto, mesmo que para isso você abra mão de cotas, é importantíssimo. Você divide, mas multiplica por muito mais', afirmou.
Felipe Rau/Estadão
José Jacenildo dos Santos, o Jassa. Para o cabeleireiro, baixar o padrão das expectativas ajuda na gestão. 'Aprendi que o negócio é não sonhar muito alto e trabalhar bem. Não dá para transformar o trabalho em obsessão. O Silvio também começou sem nada e construiu (algo) ao longo dos anos, relacionando-se bem e se divertindo.'
JB Neto/Estadão
Marco Suplicy, Suplicy Cafés Especiais: acertou na proposta da sua rede de cafeterias. 'O café passa por uma transformação grande, na forma de preparo, na apresentação, mas por trás disso tudo está o gosto do consumidor. Ele se interessa cada dia mais pelo café', afirmou.
Werther Santana/Estadão
Sylvia Design acertou em cheio ao preparar uma estratégia de diferenciação em seu plano de mídia. A imagem inusitada da própria empresária fantasiada de Mulher-Gato foi fundamental para divulgar a imagem da empresa. Ela também treina a equipe de vendas a repetir, ao menos quatro vezes, ‘Sylvia Design’. 'O cliente sai da loja com a marca na cabeça.'
Epitácio Pessoa/Estadão