Simei Narucci Gonçalves, Rochmam, empresa que fabrica máquinas recicladoras de solventes e diluentes: A empreendedora afirma que é preciso traduzir a ideia e o projeto em números. 'Investidor quer saber isso, dados de mercado e previsão de retorno do investimento, quanto ele terá de desembolsar e em quanto tempo terá resultado. Temos de traduzir nossa ideia e projeto em algo real'. Sergio Castro/Estadão
Simei Narucci Gonçalves, Rochmam, empresa que fabrica máquinas recicladoras de solventes e diluentes: A empreendedora afirma que é preciso traduzir a ideia e o projeto em números. 'Investidor quer saber isso, dados de mercado e previsão de retorno do investimento, quanto ele terá de desembolsar e em quanto tempo terá resultado. Temos de traduzir nossa ideia e projeto em algo real'.
Sergio Castro/Estadão
Gustavo Gorenstein, da startup Poup: A dica é: bote para testar. 'Tem gente que gosta tanto do seu projeto que não coloca ele na rua, quer antes deixar tudo perfeito, acessível para um milhão de pessoas. Quase nenhum produto chega a ter um milhão', afirmou. De acordo com Gustavo, quando você testa sua criação, fala dela para outras pessoas, consegue melhorar a versão original.
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Jonatah Assayag, da Lema21: Os investidores não são todos iguais. Eles podem ser parentes, amigos, investidores-anjo e até investidores profissionais. Por isso, cada um tem uma expectativa diferente de retorno. Por isso, é importante avaliar com quem você está fazendo parceria.
Tiago Queiroz/Estadão
Juliana Motter, Maria Brigadeiro: É importante desenvolver procedimentos por escrito para deixar a equipe alinhada. Segundo Juliana, essa prática é mais eficiente do que orientar por meio de conversas informais. 'Escrever procedimentos contribui para garantir qualidade do produto e do trabalho de todos'.
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Marcio Waldman, PetLove: A dica do empresário é criar um e-commerce focado no consumidor. 'Sem isso nenhum esforço dá resultado', disse. Ele completa a lista de recomendações: investir em tecnologia, marketing e ter um serviço de logística excelente.
Epitácio Pessoa/Estadão
Maury Tognolo, Vapor Burger: os sócios fizeram um plano de negócios para abrir a hamburgueria onde tudo é feito no vapor, mas foi o dia a dia que trouxe os próximos passos do negócio. 'É importante ter um plano, se preparar. Mas é preciso ter o umbigo no balcão. Se você não cuida, não presta atenção, não tem consultoria que ajude'.
Werther Santana/Estadão