1961. Jânio Quadros nomeia primeiro embaixador na África. Raymundo de Souza Dantas foi enviado para Gana. Na fotografia, ele aparece entre a comunidade dos Tabom (de terno preto, no centro do grupo). Arquivo pessoal / Jerry Dávila / Publicado no livro Hotel Trópico
1961. Jânio Quadros nomeia primeiro embaixador na África. Raymundo de Souza Dantas foi enviado para Gana. Na fotografia, ele aparece entre a comunidade dos Tabom (de terno preto, no centro do grupo).
Arquivo pessoal / Jerry Dávila / Publicado no livro Hotel Trópico
1972. Emílio Médici envia chanceler Mário Gibson Barboza (sentado à esquerda) para viagem de um mês na África. Junto com a comitiva brasileira, chegou ao continente um navio carregado de mercadorias brasileiras. Os chuveiros elétricos causaram sensação na Nigéria.
Arquivo Estadão
1975. . Ernesto Geisel é o primeiro chefe de Estado no mundo a reconhecer o governo do MPLA em Angola. Dias depois, foi noticiado que as tropas de Fidel Castro lutavam ao lado do movimento. Episódio gerou crise no governo Geisel e o diplomata brasileiro em Luanda foi removido. Na foto, o presidente angolano Agostinho Neto com Fidel Castro.
1983. Figueiredo é o primeiro presidente a visitar a África. Vai para Nigéria, Guiné-Bissau, Argélia e Cabo Verde. Em Lagos, capital da Nigéria, ele afirma pela primeira vez que é a favor das eleições diretas para presidente.
Arquivo Estadão
1989. Sarney viaja para Angola. Brasil financiava construção de hidrelétrica pela Odebrecht. Em troca, recebia petróleo angolano.
Arquivo Estadão
1991. Collor visita quatro países em busca de oportunidades comerciais. Na imagem, ele dança com Mugabe (à direita), presidente do Zimbábue.
Arquivo Estadão
1993. Itamar participa de evento no Senegal. No ano seguinte, envia tropas brasileiras para missão de paz em Moçambique - a primeira de que o Brasil participa desde o Batalhão de Paz de Suez, no Egito, nos anos 50.
Arquivo Estadão
1996. Fernando Henrique Cardoso visita África do Sul e Angola.
2000. FHC vai a Moçambique e anuncia perdão da dívida de mais de US$ 300 milhões que o país tinha com o Brasil.
Arquivo Estadão
2002. FHC participa de cúpula ambiental na África do Sul. Era o auge da campanha presidencial, que iria eleger Lula.
2003. Lula realiza sua primeira viagem presidencial à África. É acompanhado por 10 ministros e 2 secretários com status de ministro. No avião do presidente também viaja o empresário Emílio Odebrecht.
Ricardo Stuckert/PR
2004. Lula vai a Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Gabão
Ricardo Stuckert/PR
2005. Lula conhece a Ilha de Goreé, no Senegal, de onde partiram escravos africanos para o Brasil e pede perdão pela escravidão. Comitiva também visita Guiné-Bissau, Gana, Nigéria e Camarões.
Ricardo Stuckert/PR
2006. No Benin, Lula visita Souzas, Silvas, Santos e Carvalho - membros de comunidade de brasileiros descendentes de africanos, que retornaram à África ainda no século XIX.
Ricardo Stuckert/PR
2007. Lula vai a Burkina Faso, República do Congo, Angola e África do Sul e convida África a participar da 'revolução dos biocombustíveis'
Ricardo Stuckert/PR
2008. Lula inaugura escritórios africanos da Embrapa, em Gana, e da Fiocruz, em Moçambique.
Ricardo Stuckert/PR
2009. Lula participa de reunião na Líbia e encontra Kaddafi. Cúpula da União Africana teve presidente brasileiro como convidado de honra.
Ricardo Stuckert/PR
2010. Lula faz última viagem à África como presidente. Em Moçambique, visita fábrica de medicamentos contra a Aids.
Ricardo Stuckert
2011. Dilma faz primeira viagem à África como presidente do Brasil. Visitou a África do Sul e os dois países onde o Brasil mais tem investimentos: Angola e Moçambique.
Roberto Stuckert Filho/PR
2013. Dilma faz três visitas à África. Na Etiópia, anuncia renegociação de US$ 900 milhões em dívidas e uma nova Agência Brasileira de Cooperação.
Roberto Stuckert Filho/PR