A arte do começo, autor: Guy Kawasaki, Editora: Best Seller – como o próprio título sugere, este é o livro obrigatório de todo empreendedor. A partir dele, os demais livros devem ser lidos, porém, este é o primeiro da lista.
Reprodução
Os ciclos de vida das organizações, autor: Ichak Adizes, Editora: Thomson Pioneira – livro essencial para que o empreendedor compreenda os desafios presentes e futuros de uma empresa, bem como entenda que as crises são inerentes ao processo de crescimento. A não resolução da crise é, por outro lado, sinal de permanência em um determinado estágio do desenvolvimento.
Reprodução
A máquina que mudou o mundo, autores: James P. Womack e Daniel T. Jones, Editora: Campus – a obra retrata a impossibilidade de se realizar a produção de massa na indústria automobilística japonesa e a criação do Sistema Toyota de Produção.
Reprodução
Desafios aos deuses, autor: Peter L. Bernstein, Editora: Campus – neste livro o leitor fará uma deliciosa viagem na história do desenvolvimento dos mercados financeiros e compreenderá sua utilidade nos negócios, bem como verá como lidar com a variável risco.
Reprodução
Os axiomas de Zurique, autor: Max Gunther, Editora: Record – livro fundamental para empreendedores que, a partir da sua leitura, compreenderão os 12 grandes axiomas apontados pelo autor e que são determinantes para o sucesso no sistema capitalista.
Reprodução
A crise de 2008 e a economia da depressão, autor: Paul R. Krugman, Editora: Campus – Krugman consegue nesta obra traçar os desdobramentos da crise de 2008 e apontar as correções que deveriam ser realizadas no cenário econômico.
Reprodução
Inovação reversa: descubra as oportunidades ocultas nos mercados emergentes, autor: Vijay Govindarajan, Chris Trimble, Editora: Campus – a partir da análise de mercados emergentes, produtos e serviços com características absolutamente inovadoras poderiam ser construídos para atendimento de uma demanda local e até mesmo partir para exportação.
Reprodução
Competindo pelo futuro, autor: Gary Hamel e C. K. Prahalad, Editora: Campus. Os autores conseguem neste livro despertar a atenção para as decisões que são tomadas nas empresas que garantem a sobrevivência presente ou garantem a competição no futuro.
Reprodução
A quinta disciplina, autor: Peter M. Senge, Editora: Qualitymark – Peter Senge sugere que as empresas tenham cinco disciplinas (competências na linguagem corporativa) para crescer e prosperar. Todavia, a 'quinta disciplina' é a mais importante delas e se caracteriza pelo pensamento sistêmico. Tal pensamento é vital para se adaptar a um mundo em constante mudança.
Reprodução
Contabilidade tributária, autor: Roberta Carvalho de Alencar, Carlos Alberto Pereira, Amaury José Rezende, Editora: Atlas – este livro é um verdadeiro guia para que o futuro empresário escolha adequadamente o tipo societário e tributário de seu negócio. O peso de tal decisão poderá, no Brasil sobretudo, ser a determinante do sucesso ou fracasso.
Reprodução