Semaan Mouawad, da Semaan - A sugestão do empresário é não ter preguiça de trabalhar. No escritório eu não vejo se o pessoal está trabalhando, não vejo os clientes, disse. Andre Lessa/Estadão
Semaan Mouawad, da Semaan - A sugestão do empresário é não ter preguiça de trabalhar. No escritório eu não vejo se o pessoal está trabalhando, não vejo os clientes, disse.
Andre Lessa/Estadão
Isabel Gimenes, revendedora Avon - Como dica, Isabel aconselha as empreendedoras a se diferenciarem. É importante buscar a fidelização. Não se deve mecanizar o atendimento. É preciso resgatar o atendimento das antigas revendedoras.
Arquivo pessoal
Pedro Chiamulera, da ClearSale - Ao procurar entender quais são as motivações do funcionário e dar oportunidade para que ele exerça suas verdadeiras vocações dentro da empresa, a ClearSale conseguiu comprometê-los com os resultados, melhorar sua performance e reter os talentos da empresa.
Nilton Fukuda/Estadão
Rosana Rollo, da Aromas e Cia - Ela afirma que é uma tendência pequenas empresas investirem em opções com a própria marca. Como dica, Rosana aconselha o pequeno lojista a testar antes a aceitação dos consumidores em relação ao produto para depois investir no rótulo próprio.
Werther Santana/Estadão
Emerson Salomão, da loja Notebooks Century - Para quem sonha em empreender, Salomão diz que o mais importante é acreditar no que está fazendo. Tente ver algo que terá grande aceitação no futuro, observe as tendências do mercado e invista nisso. Depois, mantenha o foco e seja um especialista no assunto, disse.
Divulgação
Cássio Piccolo, do Frangó - Para iniciar um negócio você deve saber até onde quer chegar com ele. Estreitar o foco ajuda a não perder a direção do que você está fazendo e nem os rumos do empreendimento. Falar tudo para todos é falar nada para ninguém, reforça o empresário.
Daniel Teixeira/Estadão
Bruno Sedrez, da Fujiro Ecotêxtil - O empresário alerta sobre a importância de elaborar um plano de negócio detalhado. Ele também recomenda que o crescimento seja conduzido de forma escalonada. Nós apanhamos muito, porque crescemos rápido demais e sem planejamento, afirmou.
Felipe Araujo/Estadão
Osvaldo Nunes, da Chocolândia - Quem quiser ter o próprio negócio deve entender que vai precisar dedicar parte da sua vida para fazer a empresa dar certo. Todo mundo pensando em passear, ir à praia, e você pensando o que vai fazer na empresa, É assim até hoje. Acordo de manhã, escrevo no papel a ideia para lembrar no dia seguinte e colocar em prática, disse.
Marcio Fernandes/Estadão
Diogo Beltran, da Redalgo - Mesmo quando o caminho estiver bem feio, é importante não desistir. Outro cuidado é minimizar os custos fixos para reduzir os riscos.
Hélvio Romero/Estadão
Sergio Oberlander, da Robtec - Para quem está começando a empreender, Oberlander diz que o principal é acreditar na ideia e recomenda que o empresário invista muito na empresa para garantir o crescimento, além de fazer renovação tecnológica frequente.
Divulgação